Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28394
Título: Geologia: apontamentos para a construção do conhecimento popular das geociências
Autor(es): Andrade Neto, Edval Abdon de
Palavras-chave: Geociências
Geologia
Popularização de conhecimentos
Ensino da geologia
Data do documento: 12-Dez-2022
Resumo: Um dos aspectos mais interessantes do mundo tecnológico em que vivemos reside no despertar da consciência ecológica, é assim também na (re)descoberta da importância das ciências naturais e do ensino de Ciências da Terra/Geologia que durante os anos de ensino fundamental e os três anos no ensino médio brasileiro é estruturado em torno de temas teóricos que determinam como o conteúdo deve ser abordado ou tratado (tempo geológico, tipos de rochas, deriva continental, placas tectônicas, etc.), assim independentemente dos métodos utilizados, o ensino possuem um pré-requisito necessário para uma aprendizagem eficaz que é a utilização de livros didáticos que em grande parte não permitem observações abrangentes da geologia. Outro fator importante é o foco fixo de muitas escolas em preparar os alunos para leitura, escrita, interpretação e numericamente, levando à supervalorização de disciplinas como português e matemática em comparação com outras disciplinas como ciências e geografia. Esses indivíduos na educação básica deveriam ser responsáveis por disseminar conceitos de ciências da Terra capazes de formar cidadãos-chave que atuam no sistema Terra e entendem as consequências de suas ações, desenvolvendo a consciência ambiental para proteger a natureza. Na relação global entre as questões de comunicação das ciências da terra no ensino básico e os seus conteúdos, é necessário que professores e escolas tenham um olhar crítico na seleção de livros (estes são os materiais fundamentais) e procurem outros mecanismos de apoio para promover a compreensão dos alunos, como atividades práticas e de campo, Ser um suporte enriquecedor para o aprendizado do aluno de forma que supere as dificuldades pedagógicas e construa o conhecimento das Ciências da Terra. Este projeto visa investigar as maiores dificuldades encontradas na aplicação da geologia ao ensino e à pesquisa, e orientar sobre as melhores formas de superá-las, tornando o estudo da geologia mais amplo e acessível. Ao compreender a contribuição substancial das geociências para o alcance das metas do primeiro ano do ensino médio, este estudo sugere diagnosticar os principais erros conceituais e metodológicos no ensino das geociências/geologia por meio dos temas apresentados. A metodologia utilizada na realização desse trabalho constou-se dos métodos da pesquisa 7 bibliográfica nas bases de dados mais comuns como Google acadêmico e Scielo. Como resultado entendeu-se currículo de geociências implementado no Brasil nas escolas de ensino fundamental e médio merece reflexão, e os professores responsáveis pelo ensino de conteúdos de geociências precisam de uma formação mais específica. A modalidade de mestrado profissional em ciências da terra, como o já oferecido em algumas regiões do país, para professores do ensino fundamental e médio, pode ser uma forma interessante de disseminar conhecimento e formar professores de ciências. Ou criaturas que vão trabalhar diretamente com crianças e jovens nas escolas.
Descrição: ANDRADE NETO, Edval Abdon de. Geologia: apontamentos para a construção do conhecimento popular das geociência. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28394
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edval Abdon de Andrade Neto.pdfPDF - Edval Abdon de Andrade Neto880.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito221.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.