Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28396
Título: Segurança hídrica no município de campina grande: uma análise do cenário atual
Autor(es): Azevedo, Bruno de Araujo
Palavras-chave: Segurança Hídrica
Campina Grande
Transposição
Data do documento: 13-Dez-2022
Resumo: O município de Campina Grande, situado no Agreste paraibano, sempre enfrentou o desafio da escassez do abastecimento de água. Historicamente, diversos projetos alternativos de abastecimento foram colocados em prática, tendo se mostrado, todos eles, fracassados nesse propósito. O Açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão - PB, é a atual fonte de abastecimento de água do município de Campina Grande - PB. Construído como promessa de solução efetiva no combate à seca, com o passar dos anos, se mostrou insuficiente em razão da dependência e vulnerabilidade, frente às condições climáticas. A partir de 2007, um antigo projeto passa a ser executado. Trata-se do Projeto de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional, conduzindo água a várias localidades, dentre elas ao açude Epitácio Pessoa. Com a chegada das águas da transposição, considerando o aumento do volume de água no açude, alguns órgãos de imprensa passaram a noticiar que Campina Grande vivencia uma situação de segurança hídrica. Nesse contexto a presente pesquisa tem como objetivo, analisar se é adequado considerar que o município de Campina Grande vivencia uma situação de Segurança Hídrica. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa pode ser classificada como estudo de caso, considerando que busca investigar um fenômeno contemporâneo, dentro de seu contexto real. Os principais resultados apontam para a impossibilidade de se atribuir a condição de Segurança Hídrica ao município. A pesquisa demonstrou enorme potencial científico, uma vez que correlaciona um fato social com conceitos e teorias, cientificamente consolidados, contribuindo, dessa forma, para a tomada de decisão dos atores políticos de todas as esferas governamentais, no sentido de se promover o uso sustentável da água
Descrição: AZEVEDO, Bruno de Araújo. Segurança hídrica no município de campina grande [manuscrito] : uma análise do cenário atual. 2022. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28396
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno de Araujo Azevedo.pdfPDF - Bruno de Araujo Azevedo.pdf490 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf160.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.