Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/284
Título: Mais louco é quem lhe chama: a saúde mental nos discursos dos usuários do CAPS II de Campina Grande – PB
Autor(es): Silva, Giselli Lucy Souza
Palavras-chave: Psiquiatria
Reforma psiquiátrica
Saúde mental
Centro de Atenção Psicossocial – CAPS
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: A fascinação e as significativas mudanças percebidas ao longo da história sobre a saúde mental despertou o interesse em desenvolver este trabalho que teve como objetivo analisar os discursos dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) de Campina Grande – PB sobre as formas de tratamento utilizadas antes e depois da Reforma Psiquiátrica. Para tanto, foi aplicada a metodologia qualitativa tendo como instrumento uma entrevista semiestruturada para a obtenção dos depoimentos de homens e mulheres egressos de hospitais psiquiátricos e acompanhados pelo CAPS II, neste município. Esta pesquisa teve como referencial teórico, a Psicologia Social e a teoria da Produção de Sentidos, que estuda a análise das práticas discursivas por um viés construcionista. Através dos depoimentos dos participantes foi possível observar a ênfase no conceito de doença, a atribuição de fatores externos como causa e a construção do hospital como um lugar de isolamento e maus tratos. Mesmo com as novas formas de tratar proporcionadas pela Reforma, os sentimentos de exclusão e rejeição foram destacados pelos usuários.
Descrição: SILVA, G. L. S. Mais louco é quem lhe chama: a saúde mental nos discursos dos usuários do CAPS II de Campina Grande – PB. 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/284
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giselli Lucy Souza Silva.pdfGiselli Lucy Souza Silva278.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.