Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28400
Título: Adubação alternativa do maracujazeiro-amarelo nas condições edafoclimáticas do semiárido paraibano
Autor(es): Duda, Bruno de Oliveira
Palavras-chave: Biofertilizante
Esterco bovino
Esterco ovino
Data do documento: 25-Nov-2022
Série/Relatório no.: 21ed;
Resumo: O maracujá amarelo, tem grande aceitação no mercado para consumo e para a industrialização. O fotoperíodo, a temperatura do ar e a umidade do solo são fatores determinantes na produção do maracujazeiro-amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg). A sua baixa produção no período de agosto a novembro é consequência do não-florescimento e frutificação em função das condições climáticas. Diante ao exposto objetivou-se estudar o crescimento e produção de maracujazeiroamarelo em função da aplicação de diferentes doses de biofertilizante comum e fontes de matéria orgânica. A pesquisa foi conduzida no período de 2018-2019, em condições de campo, no município de Belém do Brejo do Cruz/PB. O delineamento estatístico utilizado foi em blocos ao acaso com quatro repetições e 32 plantas experimentais, em arranjo fatorial de 4 x 2 totalizando 8 tratamentos. Os tratamentos são referentes a quatro dosagens de biofertilizante enriquecido [(D1= 0,0; D2= 0,15; D3= 0,20; D4= 0,25 L/planta/vez) L/planta/vez)] e duas fontes de matéria orgânica (F1= Esterco bovino (1:1 v/v); F2= Esterco ovino (1:1 v/v) no crescimento e produção de maracujazeiro-amarelo. As mudas foram transplantadas aos 50 dias após a semeadura e colocadas em campo no espaçamento de 3,0 m x 3,0 m entre linhas e plantas, respectivamente. As covas foram abertas nas dimensões 40 x 40 x 40 cm contendo substratos orgânicos, a irrigação foi realizada diariamente em único turno de rega e as adubações de cobertura com biofertilizante, foram realizada de trinta em trinta dias durante a fase fenológica da cultura misturado em meio (1/2 L) de água. As análises estatísticas realizadas e interpretadas a partir da análise de variância pelo teste F, utilizando-se o programa SISVAR 5.0 e as médias confrontadas pelo teste de TUKEY. Com os resultados obtidos observou-se que houve efeito significativo para as variáveis altura de plantas, diâmetro caulinar e ramos terciários, apresentando interação entre os fatores biofertilizante e fontes de matéria orgânica e vice-versa para diâmetro de caule e ramos terciários no estudo de maracujazeiro-amarelo. As doses de biofertilizante afetaram de forma significativamente as variáveis altura de plantas, diâmetro de caule e ramos terciários; O diâmetro de caule e ramos terciários obtiveram uma dose ótima de biofertilizante de 0,07 e 0,11 L/planta/vez e diâmetro caulinar e ramos terciários máximo da planta de maracujazeiro de 8,28 mm e 8,72 mm, respectivamente.
Descrição: DUDA, Bruno de Oliveira. Adubação alternativa do maracujazeiro-amarelo nas condições edafoclimáticas do semiárido paraibano. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28400
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno de Oliveira DudaPDF - Bruno de Oliveira Duda436.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito135.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.