Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28403
Título: Geografia e educação inclusiva: um olhar a partir dos estudantes de licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Sousa, Josecarla da Costa
Palavras-chave: Ensino de geografia
Educação inclusiva
Formação docente
Data do documento: 6-Dez-2022
Resumo: Não podemos pensar na educação e no ensino de Geografia como algo distante a ideia de inclusão, mesmo que a inclusão seja algo que ainda esteja em construção e em fase de aprimoramento. (SILVA, 2020). Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa é analisar a importância do ensino de Geografia na perspectiva da inclusão escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa, inicialmente foi realizada uma discussão acerca do contexto histórico da educação inclusiva nas escolas brasileiras, retratando o processo de inclusão escolar no Brasil a partir dos anos de 1990 até os dias atuais, identificando o progresso e a evolução da inclusão escolar no Brasil. No ensino de Geografia atualmente se faz necessário repensar métodos e práticas pedagógicas inclusivas, visando um ambiente de ensino mais acolhedor para o aluno, pois o pensamento geográfico propicia para o discente não apenas a noção de espaço, de mundo, lugar ou território, mas também à reflexão de vivência e de experiência no mundo que o cerca, permitindo um pensamento crítico sobre qualquer assunto que seja. Portanto, a formação docente do estudante de licenciatura, assim como a formação continuada de professores em relação à educação inclusiva é algo indispensável para que as práticas pedagógicas sejam realmente aplicadas e bem sucedidas em sala de aula. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi a qualitativa, com a elaboração de questionários e entrevistas com um roteiro preestabelecido com os estudantes de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus III, com o objetivo de refletir sobre a visão dos licenciandos sobre a educação inclusiva. Foram utilizados como referencial teórico as principais ideias de autores como: Mantoan (2011), Callai (2005), Almeida (2009), Silva (2020), dentre outros. Conclui-se que os cursos de llicenciatura e a formação de professores, deveriam trabalhar com a educação inclusiva de forma efetiva desde o início da licenciatura, analisando formas didáticas e pedagógicas que podem ser levadas não somente para suas respectivas salas de aula, enquanto futuros professores, mas levadas também como experiência para as suas vidas enquanto seres humanos.
Descrição: SOUSA, J. da C. Geografia e educação inclusiva: um olhar a partir dos estudantes de licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28403
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josecarla da Costa SousaPDF - Josecarla da Costa Sousa681.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito647.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.