Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28406
Título: Habilidades e competências no setor público: relacionando teoria e prática
Autor(es): Dantas, Pollyana Nóbrega
Palavras-chave: Gestão pública
Competências
Habilidades
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: A demanda atual por profissionais capacitados e qualificados, tem atingido todo o âmbito organizacional, especialmente as organizações públicas, em que o principal recurso e o mais difícil de manter motivado é o capital humano e para solucionar essa problemática foram instituídas aos servidores públicos habilidades e competências que contribuem para atingir o grau de desempenho do serviço público. Nesse sentido, a problemática desta pesquisa buscou saber: quais as habilidades e competências que estão sendo aplicadas pelos colaboradores do Setor do Apoio Administrativo da Subseção Judiciária de Patos-PB? O objetivo central deste estudo foi identificar quais as habilidades e competências necessárias para um gestor no setor público, analisando o setor administrativo de um Órgão Público Federal. Os objetivos específicos são: apresentar o órgão público e o setor de análise, conhecer o perfil dos colaboradores que fazem parte do setor, demonstrar as habilidades e competências exercidas pelos servidores ao realizar suas atribuições e estabelecer uma conexão entre a teoria discutida e a prática desenvolvida. O estudo se justifica, numa perspectiva científica, por contribuir no avanço de futuras pesquisas, numa perspectiva pessoal, por demonstrar a importância do estágio supervisionado e numa perspectiva social, por transmitir à sociedade a atual preocupação da administração pública. Para a realização desta pesquisa, aplicou-se da técnica de estudo de caso, com os colaboradores do Setor do Apoio Administrativo da Subseção Judiciária de Patos-PB, composto por um supervisor e um estagiário. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário com questões objetivas e subjetivas. E como resultados obteve uma predominância de uma habilidade no setor, e que há competências que são priorizadas na construção de um gestor. Em face do exposto, o estudo depreende que o nível organizacional pode estar relacionado com a habilidade que mais se destacou e que as competências fazem parte de uma conjuntura da visão sistêmica da organização, atrelada à própria percepção profissional do gestor.
Descrição: DANTAS, P. N. Habilidades e competências no setor público: relacionando teoria e prática. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28406
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Pollyana Nóbrega DantasTCC - Pollyana Nóbrega Dantas2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.