Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28412
Título: Mercado de cachos e sua importância como serviço e produtos: um estudo de caso na cidade de Patos-PB
Autor(es): Sousa, Sonia Maria de
Palavras-chave: Empreendedorismo
Mercado de cachos
Indústria da beleza
Estúdios de Beleza Feminino
Data do documento: 22-Nov-2022
Resumo: O mercado e os serviços de cabelos estão repletos de termos e definições culturais, sociais, econômicas e etnográficas, trazendo à tona confusos delineamentos do que seja moda, facilidade e/ou necessidade. Neste contexto, o trabalho teve seu desenvolvimento com base no Mercado de Cacheados (crespos, ondulados e cacheados) sob uma visão de mercado e de serviços prestados nos salões ou estúdios de beleza feminino. Teve como objetivo mostrar a importância do Mercado de Cachos e a especialização do serviço num estúdio de beleza para mulheres com cabelos cacheados, ondulados e crespos, e o que vem agregando valor ao Studio Beleza Feminina na Cidade de Patos-PB. A metodologia consistiu na utilização dos métodos qualitativo e empírico, assim como, da técnica descritiva. Foi realizada uma entrevista, in loco, com a Empresária do Studio Beleza Feminino, aplicado no dia 03 de novembro de 2022. E também pesquisa com 102 pessoas que fazem parte do Mercado de Cachos, através de um questionário disponibilizado na Plataforma do Google Forms, o qual foi aplicado entre os dias 01 e 03 de novembro de 2022. A aplicação do mesmo se deu de forma remota através das ferramentas e-mail, whatsapp, instragram, facebook e messenger. Os resultados e a discussão se deram a partir de um texto descrito com base nas respostas da entrevista realizada com a empresária e as respostas do questionário foram descritas, também, textualmente. Ainda foram gerados gráficos por meio da Plataforma Excel 2010. Após estar sistematizado, foi possível mostrar a importância do Mercado de Cachos e serviços prestados a um público majoritariamente feminino e de descendência afro-brasileira. Conclui-se que na relação entre empresária e clientes, existe uma interligação de fidelidade e compromisso, devido ser a única empresa especializada, que presta serviços a um público específico nesta área, com clientes não só da Cidade de Patos-PB, mas também da região sertaneja.
Descrição: SOUSA, S. M. Mercado de cachos e sua importância como serviço e produtos: um estudo de caso na cidade de Patos-PB. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28412
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sonia Maria de SousaTCC - Sonia Maria de Sousa2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito715.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.