Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28420
Título: Construções notáveis em desenho geométrico
Autor(es): Silva, Emanoel Marcilio de Abrantes Gadelha
Palavras-chave: Geometria
Construções geométricas
Desenho geométrico
Data do documento: 14-Dez-2022
Resumo: O presente trabalho vem com o intuito de acentuar o estudo sobre as construções geométricas realizadas no papel através de instrumentos básicos, como: compasso, régua e esquadros. Sabendo da importância didática que os mesmos possuem no ensino de matemática, tanto na compreensão quanto na evolução do conhecimento na disciplina, é proposto, neste artigo, um apanhado de conhecimentos em geometria na área descrita mais acima. Utilizando como referência o teórico Lucas Maken e o renomado geômetra Eduardo Wagner, esse artigo se torna útil para estudantes da matemática pura que procuram por um material sintético das construções geométricas. Inicialmente, é retratado a história da geometria e seus traços iniciais no desenho geométrico até a criação dos utensílios que hoje subsidiam a feitura das construções e dão sentido a todo o estudo da geometria. Algumas construções, após isso, são realizadas para o desenvolvimento da geometria. Desde a construção de retas perpendiculares até expressões algébricas com radicais são exploradas.
Descrição: SILVA, E. M. A. G. Construções notáveis em desenho geométrico. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28420
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Emanoel Marcilio de Abrantes Gadelha SilvaTCC - Emanoel Marcilio de Abrantes Gadelha Silva792.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito158.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.