Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28430
Título: Cooperação acadêmica, tecnologia e inovação científica: as relações internacionais do projeto SESA
Autor(es): Chaves, Elvis José Ferreira
Palavras-chave: Arquivologia
Tecnologia e inovação científica
Cooperação Acadêmica
Multiletramentos acadêmicos
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: O projeto SESA, vinculado ao EDITAL 005/2018 – SEIRHMACT/FAPESQ/PB, objetiva estabelecer a cooperação acadêmica de relações internacionais, via plataformas digitais e ambientes virtuais de aprendizagem - AVA, na área de Ciência da Informação e da Arquivologia. Relatamos o desenvolvimento de ferramentas digitais para comunicação, disseminação e compartilhamento dos conhecimentos produzidos pelo SESA e seus parceiros. Houve receptividade dentro da academia durante a pandemia da Covid-19, com o isolamento social, as atividades acadêmicas em regime home-office obtiveram destaque. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativista desenvolvida na construção de um canal no YouTube e de perfis personalizados nas principais redes sociais. Para tanto, busca estudar, construir, abastecer e compartilhar os perfis ideais. Os resultados apontam que o canal do Youtube cresce, em média, 315% nas visualizações e 701% no tempo de exibição a cada 28 dias e a cooperação com parceiros de instituições brasileiras também subiram no período de pandemia, totalizando 3 estrangeiras e 8 brasileiras. Portanto, diante do cenário atual, as tecnologias de rede favoreceram novas perspec¬tivas de produção coletiva tornando a Rede SESA mais inovadora e atrativa no contexto acadêmico.
Descrição: CHAVES, E. J. F. Cooperação acadêmica, tecnologia e inovação científica: as relações internacionais do projeto SESA. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28430
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Elvis José Ferreira ChavesTCC - Elvis José Ferreira Chaves849.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.