Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28432
Título: O acordo Mercosul-União Europeia: rumo à reprimarização das exportações brasileiras?
Autor(es): Soares, Lívia Helena Wanderley
Palavras-chave: Mercosul
Livre comércio
União Europeia
Data do documento: 28-Nov-2022
Resumo: Os blocos econômicos são um fenômeno global que vêm surgindo com maior intensidade desde os anos 90. O acordo de associação entre Mercosul e União Europeia extrapola as características habituais de um acordo de livre comércio, englobando também pautas trabalhistas, ambientais, entre outras. A agricultura é um tema sensível entre as partes e que fez com que as negociações demorassem mais do que o previsto para serem concluídas. O presente artigo tem como objetivo analisar se o acordo de associação entre o Mercosul e a União Europeia implicará na reprimarização da pauta exportadora brasileira. Para tal, foi feita uma pesquisa qualitativa através de levantamento bibliográfico. Após a pesquisa bibliográfica, constatou-se o carácter nocivo do acordo Mercosul-UE para a indústria brasileira, sob a ótica da concentração de renda e também na reprimarização da pauta exportadora.
Descrição: SOARES, L. H. W. O acordo Mercosul-União Europeia: rumo à reprimarização das exportações brasileiras?. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28432
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lívia Helena Wanderley Soares1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito140.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.