Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28433
Título: Ações educativo-culturais em arquivos públicos: uma proposta de website para os estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
Autor(es): Pessoa, Kezia da Silva
Palavras-chave: Ações educativo-culturais
Difusão em arquivos
Website de arquivos
Estados-membros da CPLP
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: Este estudo foi elaborado a partir de uma pesquisa vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na Universidade Estadual da Paraíba, Cota 2019/2020, publicada nos anais do evento (PESSOA; SANTOS, 2020), intitulada como “Ações educativo-culturais em Arquivos lusófonos: uma proposta para os estados-membros da CPLP”. O objetivo deste trabalho é apresentar as ações educativo-culturais dos Arquivos Públicos Estaduais do Brasil, bem como uma proposta de website para os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), dado que observamos impasses para a obtenção das informações na pesquisa PIBIC Cota 2019/2020. A primeira etapa da pesquisa foi o levantamento das ações educativo-culturais realizada através do Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos (CODEARQ), estabeleceu-se, no Brasil, o corpus formado por 25 Arquivos Públicos Estaduais e o Arquivo Nacional em um universo de 26 estados, além do Distrito Federal por meio dos respectivos websites institucionais, uma vez identificado quando não possuem as informações desejadas, a coleta de dados foi realizada através de uma entrevista via e-mail institucional/pessoal do período de outubro a dezembro de 2019. Tais dados revelaram que 64,3% dos respectivos Arquivos elaboram ações educativo-culturais, como eventos, oficinas, palestras, projetos, visitas guiadas, entre outros. Isto posto, contra 28,6% que não constam ações. Além disso, ressaltamos que os 7,1%, dão-se em decorrência da inexistência de Arquivo Público Estadual do estado da Paraíba e do Tocantins. A segunda etapa da pesquisa, é sobre a construção do website de Arquivos, denominada ArchiveCPLP, por sua vez, com um corpus formado pelos Arquivos Públicos e Nacionais dos 9 países da CPLP. Isto posto, mediante a elaboração do protótipo e a criação da ferramenta no WordPress com os plugins Elementor e o pacote JetPlugins, uma vez que percebemos tais dificuldades nos websites de algumas entidades do Brasil na exposição das suas informações. Logo, temos uma pesquisa documental para selecionar os dados e de uma pesquisa interpretativista, de cunho quanti-qualitativo, exploratório e descritivo. Conclui-se que para a resolução das dificuldades enfrentadas no decorrer da coleta de dados da pesquisa de 2019, é indispensável a proposta da construção de um website para ações educativo-culturais que reúna informações claras e precisas a respeito dos Arquivos e dessas atividades.
Descrição: PESSOA, K. da S. Ações educativo-culturais em arquivos públicos: uma proposta de website para os estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28433
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Kezia da Silva PessoaTCC - Kezia da Silva Pessoa.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito.pdf150.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.