Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28434
Título: Estudo de usos e usuários: uma investigação sobre os trabalhos de conclusão de curso realizados nas universidades públicas da Paraíba
Autor(es): Gomes, Pollyanna Herminegildo
Palavras-chave: Usos e usuários da informação
Trabalhos de conclusão de curso
Arquivologia
Data do documento: 6-Dez-2022
Resumo: O desenvolvimento da tecnologia e o aumento dos espaços e dos processos informacionais fazem com que seja imprescindível aprofundar e disseminar a discussão sobre o tema usos e usuários da informação, tendo em vista que o usuário é o sujeito principal do processo de busca informacional. Os estudos a respeito do uso e dos usuários possibilitam conhecer os fatores favoráveis e desfavoráveis à prestação dos serviços ofertados em unidades de informação. Sendo assim, este trabalho objetiva apresentar os estudos de usos e usuários realizados nas universidades públicas da Paraíba com o Curso de Arquivologia. A base para o estudo foram os trabalhos de conclusão de curso (TCCs). Optou-se por uma delimitação cronológica entre 2011 e 2021. No referente à metodologia empregada, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, caracterizada como uma abordagem de cunho qualitativo e quantitativo de natureza aplicada. Também fazem parte da análise dez entrevistas realizadas com professores do Curso de Arquivologia das referidas universidades no período balizado. De acordo com os resultados, houve um acréscimo de estudos nas reflexões sobre o tema referido, porém é premente que mais estudos sejam produzidos, sobretudo no âmbito acadêmico, para que os futuros arquivistas percebam o quanto é significativo saber quais são os perfis, as necessidades e os contextos dos usuários de arquivos, a fim de que possam fornecer um serviço de excelência.
Descrição: GOMES, P. H. Estudo de usos e usuários: uma investigação sobre os trabalhos de conclusão de curso realizados nas universidades públicas da Paraíba. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28434
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Pollyanna Herminegildo Gomes551.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito440.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.