Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28450
Título: Gestão das escolas técnicas da cidade de Patos-PB: impactos e desafios em tempos da pandemia da Covid-19
Autor(es): Dantas, Elizangela Silva de Oliveira
Palavras-chave: Gestão escolar
Educação Tecnológica
Ensino remoto
Pandemia da Covid-19
Data do documento: 22-Nov-2022
Resumo: O surgimento do vírus letal em Wuhan, na China, marcou o final de 2019. O vírus se espalhou rapidamente pelo mundo, tornando-se uma pandemia declarada como Covid-19. As pessoas foram orientadas pelas autoridades a se isolarem e evitarem interações sociais na tentativa de interromper sua transmissão. O tema deste trabalho relatou a importância da “Gestão das Escolas Técnicas da Cidade de Patos-PB: impactos e desafios em tempos da Pandemia da Covid-19”. O presente estudo teve como objetivo avaliar os impactos e desafios da gestão das escolas técnicas da Cidade de Patos- em tempos de pandemia da Covid, ressaltando as estratégias, metas e as ferramentas tecnológicas utilizadas no processo das aulas remotas. A metodologia utilizada foi embasada no método qualitativo, como a técnica exploratório-descritiva. Para coleta de dados foi realizado a aplicação de questionário aberto com as cinco Escolas Técnicas da Cidade de Patos - Colégio Santo Expedito, Escola de Ciências da Saúde de Patos (ECISA), Instituto Educacional Vera Cruz, ITEC e Residência Educação. O questionário aberto foi realizado pelos gestores educacionais. Como resultado e discussão da pesquisa chegaram a seguinte avaliação: cada gestor das escolas técnicas buscou realizar um planejamento de ações que se adequasse a cada instituição diante do cenário da pandemia, disponibilizando cursos de capacitação para os docentes, colaboradores, e principalmente, para os alunos, a partir de um levantamento de informações acerca dos maiores impactos, dificuldades, desafios e expectativas diante da utilização das tecnologias digitais. Aqui se conclui que, as Escolas Técnicas da Cidade de Patos, como as demais instituições de ensino no Brasil foram impactadas tanto qualitativamente como quantitativamente. Qualitativamente devido as modificações na modalidade de ensino, do presencial para o remoto que, em alguns casos, provocou maior dificuldade no aprendizado, e quantitativamente, pois essas modificações trouxeram algumas dificuldades de adequação por parte dos alunos o que consequentemente acabou provocando a evasão escolar. Diante do panorama que assolou a comunidade mundial, que foi a pandemia, levou especialmente, as organizações de ensino a ingressaram no sistema remoto, a fim de amenizar os prejuízos acadêmicos e financeiros.
Descrição: DANTAS, E. S. O. Gestão das escolas técnicas da cidade de Patos-PB: impactos e desafios em tempos da pandemia da Covid-19. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28450
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Elizangela Silva de Oliveira DantaTCC - Elizangela Silva de Oliveira Dantas2.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.