Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28452
Título: Análise comparativa do custo de um edifício comercial dimensionado em concreto armado e estrutura metálica de aço
Autor(es): Silva, Joel Víctor Dantas e
Palavras-chave: Análise estrutural
Custos
Aço
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo comparar os custos de construção da estrutura em concreto armado e em aço para um edifício comercial dimensionado na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Para o dimensionamento estrutural em ambos os materiais foi utilizado o software CypeCad e, por meio do quantitativo gerado pelos relatórios do programa, o orçamento da obra foi desenvolvido por meio do OrçaFascio que utiliza a tabela fornecida pelo Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices para Construção Civil (SINAPI) para custos unitários. Com os resultados obtidos foi possível analisar que, dentro das condições abordadas, optar pelo uso de concreto armado influenciaria em uma economia de quase 40% em relação ao uso do aço. Contudo, a parte financeira é apenas uma das variáveis construtivas, para a real escolha do material utilizado fatores como prazo para execução, disponibilidade de mão-de-obra e oferta de materiais precisam ser levados em consideração.
Descrição: SILVA, Joel Víctor Dantas e. Análise comparativa do custo de um edifício comercial dimensionado em concreto armado e estrutura metálica de aço. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28452
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Joel Víctor Dantas e Silva.pdfTCC - Joel Víctor Dantas e Silva985.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito98.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.