Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28454
Título: Uso de softwares para elaboração de projetos hidrossanitário e elétrico por profissionais do estado da paraíba
Autor(es): Castro, Adson Michael Oliveira
Palavras-chave: Construção civil
Instalações prediais
Tecnologia BIM
Data do documento: 13-Dez-2022
Resumo: Para o mercado de trabalho, fatores como a produtividade, qualidade de serviço e precisão do que está sendo realizado se tornam peças fundamentais para profissionais e clientes. Sendo assim, a seleção de um bom software para engenheiros projetistas é um ponto crucial para que, agilidade, qualidade, eficiência e posteriormente lucratividade andem em conjunto. Desta maneira, o presente trabalho teve o objetivo de comparar, em relação à qualidade, tempo de produção e custo de aquisição, os principais softwares que elaboram projetos de instalações hidrossanitárias e elétricas no mercado brasileiro. Para esta finalidade, foram selecionados os softwares Revit, Autocad, QiBuilder, Pro-Hidráulica e Pro-Elétrica para realizar a análise. Além disso, questionários foram aplicados com engenheiros civis do Estado da Paraíba com filiação ao CREA, com a finalidade de realizar uma pesquisa de opinião que reflita os aspectos de qualidade e tempo de produção. Os custos de aquisição, foram determinados por meio da coleta de informações em lojas virtuais que comercializam os softwares selecionados. Os resultados mostraram que o Revit que trabalha com tecnologia BIM é o software mais utilizado entre os entrevistados, apresentando o menor tempo de produção dos projetos hidrossanitários e elétricos, com a vantagem de oferecer licença estudantil que pode ser postergada com a comprovação de matrícula do usuário em cursos que emitam certificação. Sendo assim, engenheiros civis que optam pelo software Revit da Autodesk, acertam em sua escolha.
Descrição: CASTRO. Adson Michael Oliveira. Uso de softwares para elaboração de projetos hidrossanitário e elétrico por profissionais do Estado da Paraíba. 50p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28454
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito.pdf212.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Adson Michael.pdfTCC - Adson Michael.pdf758.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.