Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28455
Título: Análise do desempenho do concreto dosado com adição do pó de resíduo cerâmico como substituto parcial do cimento
Autor(es): Santos, Elisângela lima dos
Palavras-chave: Material alternativo
Resistência à compressão
Construção civil
Data do documento: 12-Dez-2022
Resumo: A indústria de cerâmica vermelha é uma importante fornecedora de materiais utilizados na construção civil, sendo essa uma grande consumidora de tijolos, telhas, blocos, e outros produtos. Os desperdícios gerados pelas perdas por quebra são enormes, tanto no processo de produção como nas construções ou transporte. A reciclagem é uma maneira de diminuir o desperdício, o resíduo de cerâmica vermelha (RCV) quando finamente moído adquire propriedades pozolânicas, podendo assim substituir parcialmente o cimento Portland em concretos ou argamassas. Neste sentido, este trabalho implementou o RCV em diferentes porcentagens (10% e 25%) como substituto parcial do cimento Portland no concreto. Três composições de concreto foram analisadas: referência (sem uso de RCV), com adição de 10% de RCV e com adição de 25% de RCV. Realizou-se o ensaio de slump test para os concretos analisados e corpos de prova (CP’s) foram moldados e submetidos ao ensaio de resistência à compressão. Os resultados obtidos demonstraram baixa resistência à compressão, sendo em média, 19,2 MPa, 18,2 MPa e 14,6 MPa para os CP’s de referência, com 10% e 25% de adição, respectivamente. Mesmo para os corpos de provas de referência os resultados foram abaixo de 20 MPa, valor mínimo estabelecido em norma, podendo ter sido ocasionado pela qualidade do cimento, devido ao modo que estava armazenado. Contudo, ao analisar os resultados se observou resultados satisfatórios do índice de desempenho dos CP’s com 25% e 10% de RCV em relação ao de referência, sendo de 79,98% e 94,71%, respectivamente. Portanto, a utilização de RCV no concreto como substituto parcial do cimento se apresentou como uma alternativa para destinação do resíduo.
Descrição: SANTOS, Elisângela Lima dos. Análise do desempenho do concreto dosado com adição do pó de resíduo cerâmico como substituto parcial do cimento. 51p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28455
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Elisângela Lima.pdfTCC - Elisângela Lima.pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito150.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.