Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28457
Título: O pagador de promessas no teatro e no cinema
Autor(es): Silva, Joélia Gomes da
Palavras-chave: Literatura comparada
O Pagador de Promessas
Teatro
Cinema
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal apresentar um recorte sobre a adaptação do texto literário O Pagador de Promessas de Dias Gomes para a versão fílmica de Anselmo Duarte. O corpus do projeto O pagador de promessas no Teatro e no Cinema, foi elaborado para O Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da UEPB, na cota 2020-2021. Este artigo procurará analisar as representações das respectivas versões teatral e cinematográfica do corpus do projeto: a peça O Pagador de Promessas, de Dias Gomes e a versão fílmica homônima de Anselmo Duarte, com intuito de fazer um estudo comparativo, destacando os aspectos essenciais presentes nas duas artes distintas. Além disso, temos como tema norteador desse trabalho a questão da intolerância religiosa. Para tanto, nossa fundamentação baseia-se em Aristóteles (1996), Aristóteles, (1991), Corseuil (2003), Eco (1991), Rosenfeld (1985), Candido (2004) entre outros. Para isso, este artigo está dividido em três eixos, os quais obedecem a seguinte ordem: inicialmente, apresentamos o estudo a respeito da intolerância religiosa seguida da simbologia do sagrado e do profano. Por conseguinte, mostraMOS a exploração da sociedade pela sociedade na obra de Dias Gomes. Desse modo, no último eixo, trazemos o estudo da adaptação do texto teatral de Gomes para o cinematográfico de Duarte, assim também, discutimos sobre o teatro de Dias Gomes e faremos uma aproximação entre as semelhanças e as possíveis diferenças com o texto motivador do filme. Por último, apresentamos algumas considerações acerca desse estudo realizado e as referências.
Descrição: SILVA, J. G. da. O Pagador de Promessas no teatro e no cinema. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28457
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JOELIA GOMES.pdfPDF - Joelia Gomes da Silva524.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de depósito assinado.pdfTermo de depósito308.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.