Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28476
Título: O conto de fadas contemporâneo no cinema e na literatura: uma leitura da jornada de Ofélia em Pan's Labyrinth, de Guillermo del Toro e Cornelia Funke
Autor(es): Duarte, Natália da Silva
Palavras-chave: Cinema e literatura
Adaptação
Contos de fada
Contemporaneidade
Data do documento: 24-Set-2021
Resumo: Adaptações cinematográficas a partir de textos literários tendem a levantar questionamentos que abordam aspectos sobre a fidelidade e a relevância da adaptação fílmica enquanto criação artística, e quando o processo adaptativo se inverte, do cinema para a literatura, enquanto um processo mais recente, a crítica se mantém. Posto isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar e discutir a construção e percepção da fantasia e da representatividade social no filme Pan’s Labyrinth (2006) do diretor, produtor e roteirista mexicano Guillermo del Toro, e em sua adaptação para o romance homônimo (2019), em parceria com a autora alemã Cornelia Funke. Sendo importantes questões dentro dessa construção narrativa, destacamos como elas foram utilizadas e transpostas do texto fílmico para o literário. Abordamos também os aspectos estéticos relacionados ao espaço no filme, com ênfase na representação das cores e como influenciaram na composição das narrativas. Por fim, essa pesquisa utiliza estudos de autores como Bettelheim (1980), Pessolato e Bronzatto (2014) e suas contribuições sobre os contos de fadas e suas transformações, Hutcheon (2013), Stam (2006) e Vieira (2010), e suas ideias sobre adaptação e o processo adaptativo inverso, Martin (2005) e Heller (2013), e seus apontamentos sobre a construção cinematográfica e o papel das cores.
Descrição: DUARTE, N. da S. O conto de fadas contemporâneo no cinema e na literatura: uma leitura da jornada de Ofélia em Pan's Labyrinth, de Guillermo del Toro e Cornelia Funke. 2021. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28476
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natália da Silva DuartePDF - Natália da Silva Duarte1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito118.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.