Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28482
Título: Literatura infantojuvenil, exclusão escolar e letramento literário: uma proposta de sequência didática para turmas do 6º ano do ensino Fundamental II, através da fábula Flicts de Ziraldo
Autor(es): Santos, Amanda Cavalcante dos
Palavras-chave: Exclusão social
Literatura infantojuvenil
Sequência didática
Flicts
Data do documento: 7-Mar-2022
Resumo: A exclusão social é um fenômeno progressivo que vem atingindo a sociedade brasileira há muito tempo. Dessa forma, enquanto fenômeno, a exclusão social se desenvolve através dos seus diversos tipos, tendo como exemplo a exclusão escolar. Sendo assim, enquanto problemática, a exclusão escolar afeta milhares de crianças e adolescentes brasileiros que são expostos, todos os dias, a essa árdua realidade dentro dos ambientes escolares do país. Por isso, nossa pesquisa tem como objetivo geral propor uma sequência didática para turmas do 6º ano do ensino fundamental II, visando o conhecimento, reflexão e discussão acerca da exclusão escolar. Para alcançar esse objetivo, utilizamos o gênero fábula, através da obra Flicts, de Ziraldo. Já como objetivos específicos, procuramos: 1º: discutir sobre os principais aspectos referentes à exclusão social e seus tipos, em especial, a exclusão escolar; 2º: evidenciar a importância da literatura infantojuvenil para o indivíduo e para a sociedade; 3º: apresentar como a obra Flicts reflete a sociedade brasileira. Para tanto, nossa pesquisa é caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e de natureza descritiva, amparando-se, assim, no seguinte aporte teórico: Cademartori (2006); Rodrigues (2013); Vargas Antunes (2016); Costa e Ianni (2018); Cosson (2018); Coelho (2000); dentre outros autores/pesquisadores que muito contribuíram para a realização desta pesquisa. Após a análise dos dados, os resultados da pesquisa nos levam ao entendimento de que o conjunto de fatos presentes na obra Flicts reflete bem como as atitudes excludentes realmente acontecem na sociedade e como esse processo vai se desenvolvendo com o passar do tempo e se tornando gradativo. Portanto, concluímos, então, que é possível utilizar a sequência didática, agregada à literatura infantojuvenil através da fábula Flicts, como instrumento de conscientização humana e transformação social.
Descrição: SANTOS, A. C. dos. Literatura infantojuvenil, exclusão escolar e letramento literário: uma proposta de sequência didática para turmas do 6º ano do ensino Fundamental II, através da fábula Flicts de Ziraldo. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28482
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Cavalcante dos SantosPDF - Amanda Cavalcante dos Santos1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito61.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.