Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28484
Título: O ensino de geografia e a formação inicial de professores: observações e práticas do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da UEPB - Campus III
Autor(es): Barbosa, Roseane da Silva
Palavras-chave: Gegrafia
Residência pedagógica
Formação docente
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: O presente trabalho apresenta as práticas realizadas dentro do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura Plena em Geografia, do Centro de Humanidades/CH, da Universidade Estadual da Paraíba, cota 2020/2021. Diante da realidade pandêmica ocasionada pelo vírus da Covid-19 e a necessidade de distanciamento social, as atividades durante o programa foram desenvolvidas, inicialmente, de forma remota através das plataformas digitais. Ao final do ano letivo de 2021, já com a sucessiva diminuição dos casos de infecções, devido ao avanço da vacinação, as atividades seguiram e foram concluídas no modelo híbrido, de acordo com as normas sanitárias estabelecidas. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva analisar e refletir sobre as atividades e práticas desenvolvidas durante o PRP em Geografia no contexto da escola-campo EEEF Antenor Navarro, localizada na cidade de Guarabira/PB, destacando as formações iniciais, as regências realizadas, os projetos desenvolvidos e demais atividades práticas executadas. Para tanto, foi realizado um apanhado do contexto histórico da ciência geográfica e da Geografia, enquanto disciplina no Brasil. Paralelamente, foram trazidas análises sobre os programas de iniciação à docência e sua importância para os cursos de formação docente. A fim de obtermos um embasamento teórico, utilizamos ideias de autores como, Petrone (1993), Tardif (2002), Pessoa (2007), Saviani (2008), Callai (2011), Gurgel e Silva (2016), Lunarti (2020), entre outros. Como resultado, a experiência formativa vivida no PRP nos traz a perspectiva da necessidade da reflexão acerca da importância dos programas de iniciação à docência para a formação inicial de professores, tendo em vista a necessidade de uma maior imersão do licenciando na prática efetiva da sala de aula. Concluímos que o momento de formação proporcionado pelo Programa de Residência Pedagógica foi um período de colocação das teorias aprendidas, em prática. O processo educacional transpassa as nuances teóricas, no sentido de sua complexa teia de relações envolvidas. A relação entre a formação do professor e a sua prática, então, se consolida na práxis educativa. É no contexto da instituição escolar que as perspectivas teóricas se consolidam em uma realidade efetiva. O professor da contemporaneidade necessita de uma formação alicerçada em bases concretas que se efetivam no saber e no fazer educacional, ainda mais no ensino de Geografia.
Descrição: BARBOSA, R. da S. O ensino de Geografia e a formação inicial de professores: observações e práticas do Programa de Residência Pedagógica (PRP). 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28484
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roseane da Silva BarbosaPDF - Roseane da Silva Barbosa1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito167.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.