Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28486
Título: O ensino de programação no ensino médio da educação básica: uma revisão integrativa da literatura brasileira
Autor(es): Alves, Tauan da Silva
Palavras-chave: Ensino de Programação
Educação Básica
Ensino Médio
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: Ao adentrar no Ensino Superior é comum observar-se o grau de dificuldade encontrado por grande parte dos discentes no que se refere ao entendimento e ao desenvolvimento do raciocínio lógico, sobretudo, daqueles que escolhem o campo computacional como caminho profissional a ser trilhado. Este artigo tem como objetivo apresentar uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) dos trabalhos relacionados ao Ensino de Programação, bem como da utilização de ferramentas computacionais no âmbito educacional, tendo como base os anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) compreendido de 2012 até o ano de 2021. Foram analisados 39 artigos, a fim de mostrar uma visão crítica desta área de pesquisa emergente, avaliando a importância da necessidade de incluir essas técnicas cada vez mais cedo na Educação Básica. Embasado em autores como Alves et al. (2020), Bastos, Adamatti e Carvalho (2015), os resultados mostram que é fundamental utilizar a tecnologia atual como forma de atração da atenção dos discentes e como método para fortalecimento do pensamento crítico.
Descrição: ALVES, T. S. O Ensino de programação no ensino médio da educação básica: uma revisão integrativa da literatura brasileira. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28486
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Tauan da Silva AlvesTCC - Tauan da Silva Alves395.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito443.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.