Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrancisco, Maria das Dores Peixoto-
dc.date.accessioned2022-12-21T16:21:02Z-
dc.date.available2022-12-21T16:21:02Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28492-
dc.descriptionFRANCISCO, M. das D. P. O ensino de Geografia e o uso de tecnologias: uma leitura a partir das pesquisas desenvolvidas nas universidades públicas do estado da Paraíba. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022pt_BR
dc.description.abstractOs recursos tecnológicos estão inseridos, cotidianamente, na vida das pessoas sendo utilizados geralmente para o lazer e a socialização, mas possuem um grande potencial educativo para ser explorado. Rompem barreiras do espaço e do tempo para disseminação de informações, contribuem para o desenvolvimento cognitivo e a autonomia do estudante e ampliam os horizontes educacionais. São potenciais que podem e devem ser utilizados com sabedoria a favor da educação. Tendo em vista esses aspectos, essa investigação, de caráter qualitativo, tem por objetivo geral realizar um levantamento de pesquisas que tratem o uso de tecnologias no ensino de Geografia desenvolvidas nas universidades públicas do estado da Paraíba. Para a sistematização dessa pesquisa foram utilizadas como base ideias de autores como Milton Santos, Pierre Levy e Paulo Freire para a realização de breves apontamentos históricos sobre metodologias de ensino em Geografia, utilização de TICs na educação e desafios encontrados pela docência na era tecnológica. Em seguida foi desenvolvido o estado da arte sobre a temática abordada na base de dados das universidades públicas da Paraíba para então analisar e refletir, com base no recorte do levantamento realizado, sobre as contribuições que o uso de tecnologias na educação pode proporcionar. Apesar de todo esse potencial, é importante salientar que as tecnologias por si só aplicadas ao ensino não são capazes de promover uma aprendizagem significativa, pois esse papel cabe somente ao professor que, independentemente da ferramenta que ele utilize, pode promover o ensino de qualidade para o aluno.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Angélica Mara de Lima Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.titleO ensino de geografia e o uso de tecnologias: uma leitura a partir das pesquisas desenvolvidas nas universidades públicas do estado da Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria das Dores Peixoto FranciscoPDF - Maria das Dores Peixoto Francisco550.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito126.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.