Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Tayse Carla Marques-
dc.date.accessioned2022-12-23T15:50:28Z-
dc.date.available2022-12-23T15:50:28Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28509-
dc.descriptionSANTANA, T. C. M. Letramento na educação de Jovens e adultos: uma revisão bibliográfica. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractPartindo da ideia de que o ensino de Língua Portuguesa, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, há muitas décadas, esteve ligado aos pressupostos postulados pelo método tradicional de ensino, esta pesquisa objetivou investigar o letramento atualmente na EJA, a fim de discutir sua relevância para a formação dos alunos. Para tanto, o desenvolvimento do trabalho se deu através da pesquisa bibliográfica por meio da abordagem qualitativa e buscou-se refletir sobre as concepções e propostas metodológicas utilizadas pelos estudos recentes e publicados entre os anos de 2015 a 2020 frente ao ensino de leitura e escrita, com o intuito de identificar ou não sua eficácia, bem como sua proximidade em relação a perspectiva do letramento. Ao final do estudo e por meio da análise e interpretação dos dados coletados, identificamos que o ensino de língua na EJA embora tenha alcançado um progresso significativo em torno das concepções de ensino de leitura e escrita, considerando sua importância para o desenvolvimento social do aluno, a essência do modelo tradicional ainda ressoa entre os muros das escolas. Diante disso, concluímos que ainda existe um longo caminho a ser percorrido pela EJA e que as propostas metodológicas utilizadas pelas pesquisas no ensino de leitura e escrita podem minimizar e/ou erradicar diversas problemáticas existentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Monique Alves Vitorinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleLetramento na educação de jovens e adultos: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tayse Carla Marques SantanaPDF - Tayse Carla Marques Santana800.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito228.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.