Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28512
Título: Análise teórico experimental das propriedades físico-mecânicas da argamassa com substituição parcial do agregado miúdo por grãos de polipropileno reciclado
Autor(es): Macêdo, Pedro Victor Targino
Palavras-chave: Polímeros.
Reaproveitamento.
Materiais alternativos.
Data do documento: 18-Dez-2022
Resumo: Atualmente o cenário da indústria mundial vem sofrendo mudanças, materiais mais sustentáveis ganham mais credibilidade no mercado, e tendo em vista a alta capacidade da construção civil em reaproveitamento de materiais, o setor pode contribuir com a redução desses resíduos em lixões e aterros sanitários. Sabendo da vasta utilização de plástico em todo o mundo, no Brasil polipropileno é o termoplástico mais consumido pela indústria e sabendo da larga extração de areia dos leitos dos rios no país, a pesquisa busca na substituição, um agregado alternativo para argamassa, assim como uma solução para reutilização dos resíduos poliméricos. O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência e viabilidade da substituição do agregado miúdo natural por grão de polipropileno reciclado nas propriedades da argamassa. Foram definidos três teores de substituição de areia por polipropileno cujos são: 5%, 10% e 20%. Inicialmente os materiais foram caracterizados físico-mecanicamente, e em seguida foram moldados os corpos de prova padrão e com substituição da areia por polipropileno, em seguida foram analisadas as propriedades de absorção de água, índices de vazios, massa específica e resistência a compressão aos 7, 14 e 28 dias de cura. De acordo com os ensaios realizados, observou-se que que as substituições de 5 e 10% alcançaram resultados pertinentes quanto a absorção de água, índice de vazios, massa específica e resistência a compressão. A substituição com os melhores resultados, foi a de 5% do agregado miúdo por PP, obteve-se bons resultados quando comparada a argamassa padrão, conseguindo numericamente manter a resistência a compressão axial, reduzir em 1,987% a absorção de água, reduzir em 7,91% o índice de vazios e reduzir a massa específica em 8,1%.
Descrição: MACÊDO, Pedro Victor Targino, Análise teórico experimental das propriedades físico-mecânicas da argamassa com substituição parcial do agregado miúdo por grãos de polipropileno reciclado. 2022. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna-PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28512
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Pedro Victor Targino Macêdo.pdfTCC - Pedro Victor Targino Macêdo1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito90.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.