Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28516
Título: A problemática dos resíduos sólidos urbanos da cidade de Brejo do Cruz/PB: um enfoque para disposição final
Autor(es): Aranha, Fágner Dantas
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Gestão Municipal
Impactos Ambientais
Geografia
Data do documento: 9-Dez-2022
Resumo: Dentro do contexto da gestão ambiental e da saúde pública, a disposição incorreta dos resíduos sólidos se tornou uma questão bastante debatida em diversos setores da sociedade, devido, principalmente, ao seu elevado potencial poluidor do meio ambiente e por apresentar inúmeras maneiras de impactar negativamente na qualidade de vida da população. Nesse viés, encontra-se o município de Brejo do Cruz/PB, que até meados de novembro de 2021, destinava os resíduos sólidos urbanos para uma área relativamente distante do centro urbano, apresentando uma falsa solução para a sua população. Desse modo, o objetivo deste trabalho é apresentar as ações governamentais executadas pela cidade de Brejo do Cruz/PB, em relação à gestão dos resíduos sólidos urbanos, tendo por base a Lei Federal nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. A metodologia empregada utilizou-se, num primeiro momento, de dados coletados em pesquisa de campo e registros fotográficos, além de dados secundários provenientes de levantamento bibliográficos sobre os resíduos sólidos, utilizando o método qualitativo. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios para solução da problemática mediante o encerramento do lixão e a recuperação da área por ele degradada, ações sociais em benefícios dos catadores e o tratamento correto dos resíduos como prevê a Legislação Ambiental.
Descrição: ARANHA, Fagner Dantas. A problemática dos resíduos sólidos urbanos da cidade de Brejo do Cruz/PB: um enfoque para disposição final. 2022. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28516
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fágner Dantas Aranha.pdfPDF - Fágner Dantas Aranha5.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.