Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28534
Título: Infância e cultura nordestina no romance Menino de engenho, de José Lins do Rego
Autor(es): Henrique, Maria Taize Tavares
Palavras-chave: Infância
Cultura nordestina brasileira
Romance
Relações sociais
Literatura brasileira
Data do documento: 1-Ago-2022
Resumo: As histórias do Folclore brasileiro, as crenças populares, os costumes e características da vida da Região Nordeste consistem num elemento essencial de identificação estética e cultural, presente no romance Menino de Engenho (1932), do escritor paraibano José Lins do Rêgo. A narrativa marca a passagem da significativa mudança ocorrida na vida do narrador-protagonista de quatro anos de idade, Carlos. Da cidade para o engenho, da instabilidade familiar para um sistema rígido e sólido de regras e hierarquia, presente e atuante em todos os aspectos da rotina diária, Carlos vê-se diante de um novo mundo a ser descoberto, compreendido e conquistado. Dessa forma, o objetivo deste artigo é propor uma leitura da obra, tendo como pano de fundo a experiência da infância, moldada por um conjunto de características culturais que informam o ambiente social local. Na ficção de José Lins do Rêgo, o caráter assimétrico das relações sociais torna-se nítido, seja entre Carlos e os outros meninos do engenho, pobres e negros, seja entre seu avô, a família e os trabalhadores, para quem simbolizava ordem, autoridade, sustentação e poder. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e qualitativa sobre o tema, evidenciando a infância do protagonista como processo abrangente de aprendizagem que teve lugar, de forma integrativa, no ambiente doméstico, ao ar livre, nas escolas e no colégio, por intermédio dos mais variados agentes. Por fim, concluiu-se que o romance representa uma importante fonte sócio-histórica de (re)conhecimento, uma vez que documenta, da perspectiva infantil, a vida e os desafios de um engenho de açúcar nordestino brasileiro no início do século XX. O processo de socialização de Carlos com os outros meninos do engenho evidenciou, na cultura das relações sociais da infância, uma reprodução do tecido geral das relações sociais no qual os seus participantes estão inseridos.
Descrição: HENRIQUE, M. T. T. Infância e cultura nordestina no romance Menino de Engenho de José Lins do Rego. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28534
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CamScanner 08-16-2022 20.35.pdfTERMO DE DEPOSITO97.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC- Maria Taize Tavares Henrique (1).pdfTCC- MARIA TAIZE. PDF813.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.