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dc.contributor.authorAmorim, Maria Geisiane Inocêncio-
dc.date.accessioned2023-01-24T12:29:22Z-
dc.date.available2023-01-24T12:29:22Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.otherCDD 371.911-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28537-
dc.descriptionAMORIM, Maria Geisiane Inocêncio. As estratégias pedagógicas no ensino de educação física para os deficientes visuais.2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Educação Física - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Física como prática inclusiva se fundamenta na abordagem dos conteúdos de maneira adaptada às necessidades individuais de cada sujeito envolvido no processo educativo. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo compreender as estratégias pedagógicas utilizadas por professores de Educação Física para alunos com deficiência visual em escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande/PB. O estudo se caracteriza como exploratório com abordagem qualitativa. Tendo a metodologia uma fundamentação teórica pertinente à temática, a visita in loco às escolas com a realização de entrevistas semiestruturadas junto aos docentes. Para possibilitar uma melhor compreensão dos resultados, as respostas foram agrupadas em 4 categorias temáticas: As experiências dos docentes no ensino fundamental com alunos deficientes visuais; A existência, uso e importância do material didático para alunos deficientes visuais; A perspectiva dos docentes acerca da educação inclusiva e Formação docente, inicial e continuada. A partir da análise dos dados, foi possível verificar que a inclusão de alunos com deficiência visual se mostrou como algo que resulta em inquietude, temor e desafio para o professor de Educação Física, isto porque, um ambiente inclusivo necessita que o professor se mantenha em movimento e busque por ferramentas educacionais, que possam lhe auxiliar no planejamento e execução de uma aula de Educação Física que ofereça condições para que todos participem e aprendam juntos. Ainda, a falta de recursos materiais, a falta de formação acadêmica adequada nos cursos de licenciatura e a pouca acessibilidade das escolas dificultam a inclusão de alunos cegos ou com baixa visão, nas aulas de Educação Física. É importante que para buscarmos um ambiente escolar, realmente, inclusivo. O currículo seja repensado desde o processo de graduação, em que todas as disciplinas tratem do tema inclusão e não apenas uma única disciplina.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Dra. Jozilma de Medeiros Gonzagapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subject1. Ensino de Educação Física. 2. Deficiente visual. 3. Pessoa com deficiênciapt_BR
dc.titleEstratégias pedagógicas no ensino de educação física para os deficientes visuaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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