Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28539
Título: Análise das interações entre religião e Estado na Nigéria (1999-2021)
Autor(es): Costa, Caroline de Queiroz
Palavras-chave: Religião
Estado
Política
Nigéria
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: A história da Nigéria, em virtude do período colonial, é repleta de alterações sociais, políticas e econômicas, mediante as intervenções dos britânicos. O processo de fusão, finalizado em 1914, refletiu na conjuntura futura do país, ao acentuar as diferenças preexistentes entre as comunidades durante a junção dos protetorados do Norte, Sul e Lagos. Com isso, os primeiros seis anos de independência foram marcados por forte regionalismo expressado por partidos de caráter étnico e religioso, os quais reforçavam a relação divergente entre as regiões Norte e Sul, de maioria muçulmana e cristã, respectivamente. Em meio a esse cenário conflituoso entre etnias e religiões almejando o poder, os militares iniciaram, em 1966, um longo período de golpes e contragolpes militares, que apenas teve fim em 1999 e com uma nova constituição federal. Esta, ainda vigente, lança o debate acerca do caráter secular ou não do Estado, ao proibir uma religião estatal pelo governo federal e estados. Dessa forma, ao considerar que a religião não deve exercer influência ou interferir em questões referentes ao Estado, questiona-se se seria possível ao país, mesmo com cristãos e muçulmanos sustentando um cenário conflituoso histórico, em virtude do desejo de ambos os grupos disseminarem seu poder no Estado.
Descrição: COSTA, C. de Q. Análise das interações entre religião e Estado na Nigéria (1999-2021). 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28539
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caroline de Queiroz CostaPDF - Caroline de Queiroz Costa949.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepositoTermo_de_Deposito_TCC-assinado.FN250.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.