Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28546
Título: A monocultura canavieira reconstruindo a paisagem em Jacaraú-Pb
Autor(es): Lucas, Israel Gonçalves
Palavras-chave: Monocultura canavieira
Vegetação nativa
Desmatamento
Paisagem
Data do documento: 7-Dez-2022
Resumo: A agricultura foi marcante no processo de modificação da paisagem. No Brasil, a agricultura teve início com o cultivo da cana-de-açúcar. A monocultura canavieira, em seu desenvolvimento, alterou as feições paisagísticas de diversas áreas espalhadas pelo país, no município de Jacaraú-PB, também contribuiu para as visíveis e impactantes mudanças ocorridas na paisagem. Portanto, com conhecimento do domínio da lavoura canavieira sobre o solo e paisagem do referido município, torna-se relevante compreender como ocorreu esse crescimento, e como seu desenvolvimento contribuiu para a reconstrução da paisagem. Desse modo, o objetivo deste trabalho, é analisar as mudanças paisagísticas sofridas pelo município de Jacaraú-PB, fomentada pela remoção da vegetação nativa, pelo propósito de uso do solo com o desenvolvimento da monocultura da cana-de-açúcar. A metodologia utilizada consiste na pesquisa bibliográfica, e de campo, primando por uma abordagem qualitativa, com o método exploratório de pesquisa, a partir de entrevistas, visitas in loco e registros fotográficos, no propósito de corroborar as hipóteses acerca do fenômeno investigado. Para compreensão das mudanças paisagísticas, oriundas do desenvolvimento da monocultura da cana-de-açúcar, foram utilizados dados dos censos agropecuários e produção agrícola municipal, referentes aos anos de 1975 a 2017, obtidos nos arquivos do IBGE. Os referidos dados, serviram para observar o comportamento das áreas ocupadas com a lavoura canavieira, bem como das áreas ocupadas com vegetação nativa, pastagens e as lavouras de subsistência. Os resultados encontrados, mostraram que para o crescimento da atividade canavieira, áreas ocupadas com vegetação de Mata Atlântica e Cerrado, foram desmatadas, e que as lavouras de subsistência, perderam espaço de cultivo. Conclui-se então, que o desenvolvimento da monocultura da cana-de-açúcar, além de promover a remoção de basicamente a totalidade da camada vegetal nativa, existente no município, gerando impactos de ordem paisagística e ambiental, promoveu uma nova dinâmica de construção e reconstrução da paisagem.
Descrição: LUCAS, Israel Gonçalves. A monocultura canavieira reconstruindo a paisagem em Jacaraú - PB. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28546
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Israel Gonçalves Lucas.pdfPDF - Israel Gonçalves Lucas2.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.