Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28548
Título: Sistemas subterrâneos para abastecimento de água em um contexto de segurança hídrica e vulnerabilidade à contaminação
Autor(es): Oliveira, Thales Mamede Galvão de
Palavras-chave: Segurança hídrica
Recursos hídricos subterrâneos
Índice de vulnerabilidade
Data do documento: 12-Dez-2022
Resumo: As águas subterrâneas fornecem quase 50% do abastecimento de água urbana em todo o mundo. O aumento da demanda, devido ao crescimento das cidades e as mudanças climáticas na região semiárida do Brasil ocasionou o aumento da utilização das águas subterrâneas para o abastecimento, com isso surge a necessidade de proteção deste recurso. Apesar de possuírem maior capacidade de proteção natural de contaminantes, uma vez contaminadas, o tratamento das águas subterrâneas é uma tarefa complexa e de alto custo. Este estudo teve como principal objetivo o mapeamento da vulnerabilidade à contaminação natural das águas subterrâneas do município de Mãe D’água-PB, uma pequena cidade localizada no alto sertão paraibano. A metodologia fundamentou-se na aplicação do Método GOD, por meio da iteração de parâmetros do grau de confinamento da água subterrânea, da ocorrência dos estratos de cobertura e do nível do lençol freático. O estudo também discutiu a relação entre segurança hídrica e águas subterrâneas, além de analisar dados em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica. O principal resultado revela a vulnerabilidade classificada em cinco classes: desprezível, baixa, moderada, alta e extrema. Portanto, foi elaborado o mapeamento da vulnerabilidade à contaminação no município de Mãe D’água-PB e verificou-se conveniente a utilização desse método, revelando a predominância da vulnerabilidade para a classe média, totalizando 58% da área de estudo. Estes resultados poderão apoiar a criação de mecanismos de gestão, e proteção dos aquíferos do município.
Descrição: OLIVEIRA, Thales Mamede Galvão de. Sistemas subterrâneos para abastecimento de água em um contexto de segurança hídrica e vulnerabilidade à contaminação. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna- PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28548
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito130.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Thales Mamede Galvão de Oliveira.pdfTCC - Thales Mamede Galvão de Oliveira1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.