Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28565
Título: A construção do muro verde africano e a cooperação internacional: uma busca pelo desenvolvimento na região do Magrebe
Autor(es): Mendonça, Tayná Soares de
Palavras-chave: Cooperação internacional
Governança global ambiental
Muro verde africano
África
Data do documento: 28-Nov-2022
Resumo: O fenômeno de construção de muros na atualidade é uma resposta à continuidade de problemáticas históricas relativas à figura dos Estados enquanto atores responsáveis pela segurança territorial e articulação de soluções viáveis para problemáticas relativas à economia, política, âmbito social e meio ambiente. Sendo assim, atualmente, podem ser mapeados mais de 70 muros em todos os continentes, alguns sendo fortalecidos, aumentados ou duplicados. Em contrapartida a essa crescente tendência de segmentação existe o muro verde africano, uma proposta realizada pela Comunidade dos Estados Sahel-Saara, uma área de livre comércio parte da União Africana, cuja criação é fruto da cooperação internacional intensificada na última década na região do Magrebe. A fim de compreender como a cooperação internacional viabilizou o desenvolvimento do muro verde, o método utilizado envolveu uma abordagem qualitativa a partir de informações coletadas com o fito de analisar fatores e dados não mensurados numericamente, para uma análise mais direcionada foram utilizados quadros com resultados sistematizados a respeito dos resultados da construção no âmbito do desenvolvimento social e ambiental e a quantidade de instituições e órgãos internacionais engajados no projeto.
Descrição: MENDONÇA, T. S. de. A construção do muro verde africano e a cooperação internacional: uma busca pelo desenvolvimento na região do Magrebe. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28565
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Tayná Soares de Mendonça625.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito479.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.