Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2860
Título: Monitoramento dos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis através da prática de atividade física
Autor(es): Batista, Juliana Figueiredo Leite
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Doenças crônicas
Hipertensão arterial sistêmica
Atividade física
Data do documento: 5-Fev-2014
Resumo: Este estudo objetivou monitorar os fatores de risco (FR) para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) através da atividade física. Foi um estudo longitudinal e documental com abordagem quantitativa e descritiva e realizou-se de fevereiro a novembro de 2010, cuja amostra foi composta por usuários do Programa de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus. A maioria era portadora de Hipertensão Arterial Sistêmica. Os FR apresentados foram: Obesidade Central (OC) em 100% da amostra, obesidade, sobrepeso e dislipidemias. As variáveis antropométricas, pressóricas e bioquímicas, apresentaram redução durante o estudo, no entanto a significância foi registrada apenas em OC (p=0,020), para o gênero feminino, Pressão Arterial Sistólica (p=0,000), Colesterol Total (p=0,000), colesterol LDL-c (p=0,000) e Glicemia de Jejum (p=0,036). A atividade física proporcionou benefícios notórios, com a continuidade desta prática os FR serão reduzidos e os portadores de DCNT poderão ter uma vida mais saudável sem apresentar possíveis eventos cardiovasculares.
Descrição: BATISTA, J. F. L. Monitoramento dos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis através da prática de atividade física. 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2860
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Figueiredo Leite Batista.pdfJuliana Figueiredo Leite Batista460.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.