Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28601
Título: Análise do uso de mecanismos poupadores de água em um edifício multifamiliar
Autor(es): Medeiros, Wênia de Fátima Silva
Palavras-chave: Recurso hídrico
Consumo de água
Conservação de água
Data do documento: 19-Dez-2022
Resumo: A água é um recurso natural finito fundamental para existência humana. Mas com o crescimento populacional, mudanças climáticas e o uso indiscriminado da água vêm ocorrendo crises de abastecimento urbano, gerando a necessidade de métodos de conservação de água, buscando o uso racional. Diante disso, o presente trabalho busca analisou a implantação de equipamentos economizadores em um apartamento de um edifício multifamiliar, como método para economia de água. Para tanto, foram elencados os equipamentos existentes no apartamento e seu respectivo custo de aquisição. Para análise, determinou-se o padrão de consumo e foram obtidos os consumos de água dos aparelhos. Os indicadores de consumo de água demostraram que os maiores índices de consumo individual de água foram a cozinha (38,6%) e chuveiro (33,0%). Observou-se que o consumo mensal do apartamento é de 16,08 m³, obtendo o valor de 176,21 L/pessoa.dia. O consumo de água também foi caracterizado se não houvesse a existência de equipamentos poupadores de água, onde se observou que a inexistência desses equipamentos geraria um custo de R$ 89,94 mensal. Diante do exposto, tem-se que os economizadores de água apresentam uma relevante viabilidade técnico-financeira, com um rápido tempo de retorno do valor monetário investido na aquisição dos poupadores de água.
Descrição: MEDEIROS, Wênia de Fátima Silva. Análise do uso de mecanismos poupadores de água em um edifício multifamiliar. 2022. 39p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28601
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Wênia Medeiros.pdfTCC - Wênia Medeiros.pdf737.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf155.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.