Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28615
Título: Resposta agronômica da batata doce (ipomoea batatas (l.) Lam) sob silício e lâminas de irrigação
Autor(es): Sousa, Caio da Silva
Palavras-chave: Ipomoea batatas (L) Lam
Disponibilidade de água
Fertilização silicatada
Data do documento: 13-Out-2022
Resumo: A batata doce, cultura de grande importância econômica e social, para a agricultura familiar na microrregião de Catolé do Rocha, tem como principal obstáculo para o seu desenvolvimento, o clima, tornando-se necessária a implementação de manejo adequado para que se tenha um crescimento e produtividade satisfatória. Neste contexto, objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito da redução das lâminas de irrigação sob adubação silicatada via solo sobre o crescimento, emissão de ramos, produção de fitomassa fresca da parte aérea, rendimento de raízes tuberosas comercializáveis e eficiência do uso agrícola da água por planta de Batata doce, variedade Campina. Os tratamentos foram dispostos em parcelas subdivididas, distribuídas em blocos casualizados, em esquema fatorial 2x5 com três repetições, totalizando 30 unidades experimentais. As parcelas foram duas lâminas de irrigação de 100 e 50% da evapotranspiração da cultura – (ETc) e as subparcelas corresponderam às doses de silício de 0,0; 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0 g planta-1. Ao final do experimento foram avaliadas as seguintes variáveis: diâmetro do caule, emissão de ramos, fitomassa fresca da parte aérea, fitomassa das raízes tuberosas comercializáveis, produtividade e eficiência do uso da água pelas plantas. De acordo com os resultados, a redução de 100 para 50% da ETc causou inibição do crescimento, produção de fitomassa fresca da parte aérea e rendimento de raízes tuberosas comercializáveis. A cultura mostrou-se mais sensível ao estresse hídrico quanto à produtividade do que quanto ao crescimento ou formação de biomassa pela parte aérea e raízes tuberosas comercializáveis.
Descrição: Sousa, Caio da Silva. Resposta agronômica da batata doce (ipomoea batatas (l.) lam) sob silício e lâminas de irrigação. 2022. 36 f. Monografia. (Especialização em Sistemas Produtivos Sustentáveis Para O Semiárido) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28615
Aparece nas coleções:IV - ESPSS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caio da Silva SousaPDF - Caio da Silva Sousa892.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito219.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.