Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28633
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Thiago Pontes dos-
dc.date.accessioned2023-02-13T17:08:38Z-
dc.date.available2023-02-13T17:08:38Z-
dc.date.issued2022-11-23-
dc.identifier.otherCDD 070.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28633-
dc.descriptionSANTOS, Thiago Pontes dos. A abordagem do merchandising social na telenovela por Glória Perez e Manoel Carlos. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar o uso do merchandising social na telenovela brasileira usando como objeto as produções dos autores Manoel Carlos e Glória Perez nas novelas Mulheres Apaixonadas e A Força do Querer, bem como de que forma se deu essa abordagem em diferentes momentos. A primeira trama, trazendo a pauta das jovens homossexuais Clara e Rafaela e a segunda com a inserção da discussão sobre a transexualidade através do personagem Ivan. O recorte da pesquisa se dá na coleta dos capítulos das duas telenovelas na plataforma de streaming Globoplay na tentativa de obtermos respostas sobre divergências e semelhanças entre os autores, bem como de que maneira ambos inserem a campanha social em seus folhetins. A partir de uma análise comparativa/explicativa, pode-se concluir que o merchandising utilizado por Manoel Carlos em 2003 ainda era abordado de forma sutil como forma de se ater a uma sociedade ainda conservadora em sua maioria, enquanto em 2017 a autora Glória Perez pôde utilizar uma abordagem mais densa com maiores elementos que pudessem fomentar a discussão social.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Drª. Elane Gomes da Silva Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMerchandising socialpt_BR
dc.subjectTelenovela Brasileirapt_BR
dc.subjectGlória Perezpt_BR
dc.subjectManoel Carlospt_BR
dc.titleA abordagem do merchandising social na telenovela por Glória Perez e Manoel Carlospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Pontes dos Santos.pdfPDF - Thiago Pontes dos Santos.pdf471.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf217.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.