Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28639
Título: Mitigação do silício na formação de mudas de mamoeiro grupo solo e formosa
Autor(es): Targino, Wellington Veras
Palavras-chave: Carica papaya L.
Fitomassa
Adubação silicatada
Mamoeiro
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: A produção de mudas é uma das principais etapas para a obtenção de plantas de mamoeiro que expressem todo seu potencial produtivo. Nesse sentindo, objetivou-se avaliar a produção de mudas de mamoeiro do grupo solo e formosa sob adubação silicatada. Os tratamentos foram distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições, arranjados no esquema fatorial 5x2, perfazendo 10 tratamentos e 40 parcelas na área experimental. Os tratamentos foram distribuídos em cinco níveis de silício (0; 0,25; 0,50; 0,75 e 1,0 g por parcela) em dois grupos de mamoeiro: Grupo solo: Sunrise Solo e Grupo formosa: Tainung 01. A fonte de silício foi dióxido de silício (910 g/kg), aplicado no preparo do substrato, conforme os tratamentos. Ao final do experimento foram avaliadas as seguintes variáveis Massa fresca foliar (MFF), Massa fresca caulinar (MFC), Massa fresca radicular (MFR), Massa fresca da parte aérea (MFPA), Relação raiz/parte aérea (RRPA) e Massa fresca total (MFT). O maior acúmulo de massa fresca foi obtido pelas plantas cultivadas sob adubação silicatada com doses ótimas na faixa de 0,40 e 0,60g de silício. As mudas de mamoeiro do grupo solo apresentaram melhores resultados quando comparadas com as mudas de mamoeiro do grupo formosa. Em geral, a adubação silicatada proporcionou melhor acúmulo de massa fresca de mudas de mamoeiro do grupo solo e formosa.
Descrição: TARGINO, Wellington Veras. Mitigação do silício na formação de mudas de mamoeiro grupo solo e formosa. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28639
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington Veras TarginoPDF - Wellington Veras Targino752.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito200.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.