Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2864
Título: Leguminosae Adans da Área de Proteção Ambiental (APA) do Cariri paraibano, Nordeste do Brasil
Autor(es): Ferreira, Paulo Sérgio Monteiro
Palavras-chave: Riqueza
Leguminosae
Caatinga
Data do documento: 5-Fev-2014
Resumo: O presente estudo compreende o levantamento taxonômico da família Leguminosae Adans. na Área de Proteção Ambiental (APA) do Cariri Paraibano, visando contribuir para o conhecimento e conservação da família no âmbito do semiárido, especialmente, para o Estado da Paraíba. As coletas foram realizadas entre agosto/2011 e maio/2012, e durante as incursões foram coletados espécimes férteis de todas as espécies encontradas da família Leguminosae, além da obtenção de informações consideradas importantes para a identificação dos espécimes que foram prensados e encaminhados ao Laboratório de Botânica no Campus I, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para herborização. A identificação taxonômica foi feita com base em literatura especializada. Foram registrados 33 táxons específicos e infra-específicos, sendo 31 espécies e duas variedades, alocadas em 18 gêneros dos quais nove pertencem à subfamília Papilionoideae (Canavalia, Centrosema, Desmodium, Dioclea, Erythrina, Indigofera, Stylosanthes, Vigna, Zornia), esta última compreendendo a mais diversificada na flora da área; Caesalpinoideae está representada por seis gêneros (Bauhinia, Chamaecrista, Hymenaea, Libidibia, Poincianella, Senna) e três pertencentes à Mimosoideae (Anadenanthera, Mimosa, Piptadenia). O gênero mais diversificado taxonomicamente foi Senna, com cinco espécies. Foram registradas sete espécies endêmicas do ecossistema caatinga, além de sete novas ocorrências para a flora da Paraíba. Neste trabalho são fornecidas chaves para separação de subfamílias, gêneros e espécies, descrições taxonômicas, ilustrações, informações relativas à distribuição geográfica dos táxons, dados de floração e frutificação e, quando possível, acerca de usos populares dos mesmos. Para a análise de agrupamento e similaridade, inicialmente foi confeccionada uma matriz binária de presença/ausência através do software EXCEL onde foram incluídos estudos desenvolvidos em áreas de caatinga assentadas na porção setentrional da região nordeste do Brasil. A matriz obtida foi tratada no software PRIMER 6.0 e o índice de similaridade adotado foi o de Jaccard. Com base no dendrograma gerado verificou-se, que, a APA do Cariri Paraibano apresenta-se agrupada à Estação Ecológica de Aiuaba, no Ceará, com um índice de similaridade de 22%. Os resultados obtidos neste estudo apontam a área como um importante centro de riqueza florística, sobremaneira de Leguminosae, tanto no âmbito local como regional no que concerne ao ecossistema Caatinga além de evidenciar as relações da flora da família no domínio semiárido do nordeste setentrional.
Descrição: FERREIRA, P. S. M. Leguminosae Adans da Área de Proteção Ambiental (APA) do Cariri paraibano, Nordeste do Brasil. 2012. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2864
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Sérgio Monteiro Ferreira.pdfPaulo Sérgio Monteiro Ferreira2.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.