Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28661
Título: Vamos cantar o que é de casa: O manifesto da música de Colagem
Autor(es): Paulino, Sarah Cristinne Firmino
Palavras-chave: Jornalismo cultural
Música popular
Colagem
Data do documento: 22-Nov-2022
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Este trabalho tem como objetivo trazer à luz o Manifesto da Música de Colagem, conceito criado pela cantora e compositora mocoquense Anná. O Manifesto foi inspirado no conceito da Antropofagia de Oswald de Andrade e na soma de influências nacionais, esclarecendo o mito da “música pura”. A escolha do tema justifica-se por ser um conceito ainda desconhecido pela maioria das pessoas, embora estivesse sempre presente intrinsecamente em nossa cultura. Tomando como referência o pensamento dos autores Ballerini (2015) e Piza (2013) sobre o Jornalismo Cultural podemos perceber como as criações contemporâneas que fogem do padrão ainda estão muito à margem da nossa sociedade. Como ferramenta metodológica foi feito um aparato histórico e uma análise das letras do Movimento através de uma pesquisa explicativa, que segundo Gil (2007), preocupa-se em identificar os fatores que contribuem para o fenômeno. Na conclusão podemos verificar como o debate da Música de Colagem dentro do âmbito do Jornalismo Cultural é de suma importância para repensarmos o nosso passado, entendermos o nosso presente e voltarmos o retrovisor para o futuro da Música Popular Brasileira.
Descrição: PAULINO. S. C. F. Vamos cantar o que é de casa: O manifesto da música de Colagem. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2022. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28661
ISSN: CDD 070.4
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sarah Cristine Firmino Paulino.pdfPDF- Sarah Cristine Firmino Paulino1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito463.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.