Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28666
Título: A atuação do serviço social na educação: um relato de experiência sobre o projeto "O ECA na escola"
Autor(es): Figueirêdo, Glauce Suassuna
Palavras-chave: Serviço Social
Educação
Escola
Relato de experiência
Data do documento: 25-Nov-2022
Resumo: O presente trabalho diz respeito ao relato de experiência sobre a implementação do projeto de intervenção “O ECA na escola”, de ação proveniente do estágio curricular obrigatório, do curso de serviço social, da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Municipal Gustavo Adolfo Cândido Alves no município de Campina Grande – PB. O Objetivo central deste trabalho é analisar a experiência na execução do projeto de intervenção, a atuação e a importância do profissional assistente social na educação na viabilização dos direitos infanto-juvenis. A metodologia de análise da problemática descrita no projeto de pesquisa foi o da realidade vinculado à perspectiva analítica crítica dialética, a partir da teoria social marxista. O público alvo da ação de intervenção foram os alunos da Escola pertencentes ao Fundamental I, nos turnos manhã e tarde. O projeto de intervenção foi proposto para que sua realização seja anual, com a temática sobre o estatuto do ECA, no tocante aos direitos garantidos pela constituição e reforçados neste dispositivo legal. Os resultados do projeto de intervenção obtidos foram enriquecimento do processo de conhecimento relacionado aos direitos sociais dos alunos para os mesmos. Bem como, a integração do projeto como instrumental componente do plano anual do serviço social e a intensificação das ações educativas contributivas a formação dos sujeitos de direito desta unidade. A ação contribuiu para o processo informativo coletivo à medida que atingiu direta e indiretamente toda cadeia da localidade educacional, através de seus impactos positivos que se reverteram num ganho significativo para a instituição. É reconhecido que o assistente social tem o papel de contribuir na concretização dos direitos fundamentais. Contudo, na contemporaneidade, esse compromisso se torna um grande desafio, pois vivemos em tempos em que impera a desigualdade social e a redução do Estado baseado nas políticas neoliberais. Porém, para que se possa colaborar com o acesso aos direitos é necessário se fazer uma intransigente leitura da realidade, articular ações interventivas, debater entre as demais profissões, combater o neutralismo e difundir sensibilização sobre o conhecimento dos direitos entre os cidadãos. Essas ações, atendem minimamente o que é imprescindível no enfrentamento da alienação sobre o reconhecimento da cidadania e na busca pelo acesso a garantias de igualdade e dignidade social.
Descrição: FIGUEIRÊDO, Glauce Suassuna. A atuação do Serviço Social na educação: Um relato de experiência sobre o projeto "O ECA na escola". 2022. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28666
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito - Glauce Suassuna Figueirêdo720 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF-Glauce Suassuna Figueirêdo .pdfPDF - Glauce Suassuna Figueirêdo1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.