Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28686
Título: Programa de aquisição de alimentos: uma reflexão socioeconômica na agricultura familiar em comunidades no município de São Bento-PB
Autor(es): Lima, Maria Fabíula Queiroz
Palavras-chave: Políticas públicas
Processo sustentável
Beneficiários
Agricultura familiar
Data do documento: 12-Dez-2022
Resumo: Uma reflexão acerca das políticas públicas diz respeito à sua capacidade de garantir um processo sustentável de desenvolvimento das capacidades sociais e econômicas de seus beneficiários. Objetivou-se analisar a eficácia do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em comunidades no município de São Bento-PB. De acordo com dados fornecidos pela secretária de desenvolvimento humano e social, em outubro 2021, as famílias inseridas no PAA encontravam-se organizadas em seis comunidades diferentes: sítio Jenipapo dos Lúcios, que conta com 05 famílias agricultoras; sítio do Macaco, constituída por 02 famílias agricultoras; Sítio Curralinho de Baixo, composta por 01 família agricultora, sítio, Taquarituba, composto por 02 famílias agricultoras, sítio São Bento de Baixo, composto por 01 família agricultora e, por fim, sítio Recanto, formada por 02 famílias agricultoras, perfazendo um total de 13 famílias. Sendo assim, para análise de dados quantitativos foram escolhidas as principais ferramentas estatísticas que podem caracterizar eficazmente uma determinada população. Os dados foram processados e analisados com base nas frequências absolutas obtidas. Diante dos resultados obtidos, o PAA, em geral, melhorou a renda familiar dos produtores rurais beneficiários e contribui para a inserção no mercado. Ademais, agricultores familiares satisfeitos com o PAA gera um ambiente social, organizativo e institucional, na forma de um capital social, favorável ao desenvolvimento rural que, no que lhe concerne, abre espaços para melhoria de qualidade de vida, tanto no espaço rural, quanto do espaço urbano.
Descrição: LIMA, Maria Fabíula Queiroz. Programa de aquisição de alimentos: uma reflexão socioeconômica na agricultura familiar em comunidades no município de São Bento-PB, 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Sistemas Produtivos Sustentáveis para o Semiárido. Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28686
Aparece nas coleções:IV - ESPSS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Fabíula Queiroz de LimaPDF - Maria Fabíula Queiroz de Lima861.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito292.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.