Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28693
Título: Óptica da visão: simulação experimental da correção das ametropias e aberrações oculares utilizando lentes esféricas e cilíndricas
Autor(es): Silva, Joédson Anderson
Palavras-chave: Física.
Óptica.
Lentes.
Data do documento: 14-Dez-2022
Resumo: A óptica é um ramo da física voltada para a análise do comportamento da luz ao interagir com meios externos. No que se refere a essa interação, a luz pode sofrer fenômenos como reflexão, refração, difração e interferência. Em nosso estudo, estamos interessados apenas no fenômeno da refração, em especial, superfícies dióptricas como lentes, por exemplo. Foram analisadas por meio da simulação experimental, as ametropias oculares, em específico, miopia, hipermetropia, astigmatismo e ceratocone, e a correção de tais ametropias por meio da aplicação de lentes esféricas e cilíndricas. O enfoque do trabalho foi ampliar as discussões acerca das aberrações oculares como o ceratocone que, por sua vez, se caracteriza com uma deformação corneana. Logo, buscamos verificar diferentes combinações de lentes com o intuito de obter a melhor configuração que corrigisse essas aberrações. Por fim, calculamos o poder dióptrico de córneas diagnosticadas com uma aberração ocular e com isso construir uma lente que satisfizesse aos padrões da irregularidade apresentadas pela deformação corneana. Depois comparamos o resultado obtido com o valor apresentado pela literatura. Foi possível obter êxito nas correções com a abordagem experimental que optamos por trabalhar. Mesmo com limitações em recursos, obtemos resultados satisfatórios e próximos em relação à literatura oftálmica e científica. Palavras-Chave: Óptica da visão; correção de ametropias; aberrações oculares.
Descrição: SILVA, Joédson Anderson. Óptica da visão: simulação experimental da correção das ametropias e aberrações oculares utilizando lentes esféricas e cilíndricas. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna/PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28693
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Joédson Anderson da Silva.pdfTCC - Joédson Anderson da Silva1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito170.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.