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dc.contributor.authorFonseca, Mileny da Silva-
dc.date.accessioned2023-03-03T13:49:50Z-
dc.date.available2023-03-03T13:49:50Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.otherCDD 530.07-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28732-
dc.descriptionFonseca, Mileny da Silva. A repercussão do aprendizado da física no pós-pandemia: um diagnóstico sobre os aspectos cognitivos, afetivos e sócio interacionais com discentes do ensino médio em escola pública no município de Araruna-PB.2022.56 p. Trabalho de conclusão de curso (graduação em licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral analisar como as dimensões cognitivas, afetivas e sociais repercutiram na retomada das aulas presenciais no aprendizado da física. Especificamente, verificou-se a compreensão dos conteúdos, buscou identificar qual ou quais sentimentos são abordados, analisou a importância da relação sócio interacional e observou como foi a retomada das aulas presenciais. Tratou-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa e quantitativa com procedimento de levantamento de campo, realizado em escola pública no município de Araruna – Pb. Os participantes foram 54 alunos de turmas de 1°, 2° e 3° do ensino médio. O instrumento de coleta foi constituído através de questões abertas e fechadas. O processo de coleta se deu de forma presencial, realizado entre os meses de agosto e setembro deste. A análise das questões abertas foi realizada através da técnica de análise de conteúdo. As questões fechadas foram avaliadas através de levantamento de frequência de respostas. Os principais resultados das perguntas mostraram o seguinte: para 63% dos participantes houve uma ‘melhora’ no retorno das aulas presenciais. No caso, especificamente da física, 59% avaliaram como ‘muito bom’. No entanto, quando indagados nesse mesmo contexto, sobre as dificuldades no aprendizado dessa disciplina 53% alegaram problemas relacionados aos cálculos, assim como para entender os conteúdos. No que concerne a análise das frequências de respostas os resultados foram os seguintes: ao observar sobre a compreensão dos conteúdos da física para 37,03% e 16,67% da frequência de respostas revelaram que ‘quando assistem aula de física costumam compreender tudo que o professor explica’. Com relação ao sentimento com relação a disciplina para 22,22% e 16,67% apontaram ‘quase sempre’ e ‘sempre’, respectivamente, quando o item foi ‘gosto de tudo que é ensinado’; e, sobre a interação e aprendizado, os dados retrataram que para 68,52% das frequências de respostas ‘compreendem melhor quando o professor explica’ e 33,33% quando ‘alguém explica’. No entanto, ao comparar os resultados das entrevistas com as frequências de respostas esses se mostraram contraditórios. Por exemplo, em sua maioria apontam dificuldades de aprendizagem da física em suas respostas subjetivas e destacam que compreendem bem os conteúdos, chegando inclusive a reforçar um gosto pelos conteúdos da física. Como consideração final e em consonância com os resultados postulados, verificou-se incidência de alguns pontos: acreditase que o impacto mais evidente foi a evasão de alunos. Sobre o aprendizado foi destacado dificuldades relacionadas com estudo e aprendizado de conteúdos. Embora não podemos afirmar que isso seja consequência direta do contexto pandêmico e, como foi um estudo de características diagnóstica, não foi possível apontar com mais assertividade quais das dimensões impactaram no aprendizado. Acreditamos que ainda é prematuro afirmar que uma das dimensões afetaram o processo de aprendizagem. Posto isso, indica-se um estudo mais profundo e específico que objetive identificar dificuldades de aprendizagem neste contexto pós-pandêmico.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Me. Carlos da Silva Cirinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleA repercussão do aprendizado da física no pós-pandemia: um diagnóstico sobre os aspectos cognitivos, afetivos e sócio interacionais com discentes do ensino médio em escola pública no município de Araruna-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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