Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28736
Título: Uma análise bibliográfica de metodologias de pesquisa utilizadas em dissertações e teses em universidades paraibanas nos anos de 2019 a 2021 na área de Ciência da Computação
Autor(es): Nóbrega, Évelyn Milenna da
Palavras-chave: Metodologia Científica
Ciência da Computação
Tipos de pesquisa
Revisão Integrativa de Literatura
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: Na Ciência da Computação e áreas afins, pode-se observar um impasse no entendimento sobre a diferença de ciência e tecnologia, o que causa uma confusão entre ambas as definições dos diferentes tipos de pesquisa científica a serem utilizados nessa área, como aponta Wazlawick (2021). Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um levantamento bibliográfico realizado em trabalhos acadêmicos defendidos em programas de pós-graduação scricto sensu de três instituições universitárias públicas da Paraíba entre os anos de 2019 a 2021 na área de Ciência da Computação, a fim de identificar desafios e principais dificuldades encontradas quanto à definição do tipo de pesquisa em estudos científicos dessa área. Para tanto, foi realizada uma Revisão Integrativa de Literatura, seguindo os passos propostos por Mendes, Silveira e Galvão (2008), que evidenciou lacunas nas definições metodológicas dos trabalhos analisados e carência no embasamento teórico-metodológico dos estudos. Também se verificou a predominância de estudos exploratórios, com procedimentos experimentais.
Descrição: NÓBREGA, E. M. Uma análise bibliográfica de metodologias de pesquisa utilizadas em dissertações e teses em universidades paraibanas nos anos de 2019 a 2021 na área de Ciência da Computação. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) — Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28736
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Évelyn Milenna da NóbregaTCC - Évelyn Milenna da Nóbrega1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito106.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.