Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28738
Título: Refração e reflexão interna total da luz: estudo realizado a partir da observação de um raio luminoso em meios homogêneo e heterogêneo.
Autor(es): Nascimento, Fabiola Gonzaga do
Palavras-chave: Óptica geométrica
Propagação da luz
Refração da luz
Reflexão interna total
Data do documento: 14-Dez-2022
Resumo: O fenômeno da refração ocorre quando um feixe de luz monocromática atravessa a interface de separação que divide, por exemplo, dois meios transparentes. Consequentemente, ocorre uma variação na velocidade de propagação da luz, pois cada meio possui o que chamamos de índice de refração. De modo que existe meios mais refringente do que outros, como é o caso do vidro e do ar. Outro fenômeno interessante, envolvendo a propagação da luz, é a reflexão interna total da luz. Esse fenômeno é o princípio básico da fibra ótica. Considerando esses fenômenos fortemente presente em nosso cotidiano, nos motivamos a analisar e observar o comportamento da luz em meios homogêneo e não homogêneo. Para isso, preparamos uma série de experimentos de baixo custo. Alcançamos resultados significativos, os quais estão de acordo com a aquilo que é esperado pela literatura. Além disso, calculamos o índice de refração da água usando a lei de Snell-Descartes. Portando, conseguimos cumprir com os nossos objetivos e construir um trabalho que seja útil para outros que se interessarem pelo tema, ou por professores que queiram levar a prática experimental em suas aulas.
Descrição: NASCIMENTO, Fabiola Gonzaga. Refração e reflexão interna total da luz: estudo realizado a partir da observação de um raio luminoso em meios homogêneo e heterogêneo.202231 p. Trabalho de conclusão de curso (graduação em licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna- PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28738
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Fabiola Gonzaga.pdf495.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdf58.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.