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dc.contributor.authorLima, Tamires Borges Rufino Pinheiro-
dc.date.accessioned2023-03-07T17:17:50Z-
dc.date.available2023-03-07T17:17:50Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.otherCDD 327-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28740-
dc.descriptionLIMA, T. B. R. P. O efeito CNN nas Relações Internacionais: um estudo de caso sobre o 11 de setembro. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.pt_BR
dc.description.abstractOs eventos ocorridos no dia 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos se tornaram um marco nas relações internacionais, gerando uma política voltada para a "Guerra ao terror”. Os atentados cometidos contra as Torres Gêmeas em Nova York e outras instituições norte-americanas mobilizaram a atenção do mundo, que acompanhou o que ocorria em tempo real. Nessa ocasião pôde-se entender o poder de influência da mídia, considerada o "quarto poder". Esse é o contexto que baliza este trabalho, cujo objetivo geral é relacionar a capacidade de influência da mídia na produção de realidades sociais, na forma do Efeito CNN na construção do “11 de setembro” de 2001, como um acontecimento espetacularizado. A pergunta que norteia esta discussão é: Como ocorreu a relação entre o “Efeito CNN” e o “11 de setembro”? Para respondê-las, recorrer-se-à ao debate presente em bibliografia pertinente sobre o tema, no que se refere à importância do papel dos meios de comunicação de massa na cobertura de assuntos internacionais, como o “11 de setembro” estadunidense, e o poder de influência sobre a opinião pública mundial e as percepções internacionais sobre uma matéria. O trabalho divide-se em três seções: a primeira como uma discussão teórica sobre as potencialidades do poder midiático; a segunda traça um panorama geral e contextualiza a temática quanto aos eventos nos Estados Unidos no dia 11 de setembro de 2001; a terceira traz uma discussão sobre o Efeito CNN e o comportamento da mídia que influenciou as ações internacionais ligadas à "Guerra ao terror”. Conclui-se que a mídia ocupa uma posição protagonista no cenário internacional, e, por meio do Efeito CNN, tem o poder de influenciar e espetacularizar eventos internacionais, como o “11 de setembro”.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Silvia Garcia Nogueirapt_BR
dc.subjectDecisões políticaspt_BR
dc.subjectEfeito CNNpt_BR
dc.subject11 de setembropt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.titleO efeito CNN nas Relações Internacionais: um estudo de caso sobre o 11 de setembropt_BR
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