Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2876
Título: Análise bibliométrica dos artigos de Contabilidade Pública publicados nos congressos da USP, ANPCONT e CBC
Autor(es): Oliveira, Sheila Cristina Macário
Palavras-chave: Bibliometria
Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Congressos
Data do documento: 7-Fev-2014
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar as tendências das publicações nos Congressos USP, ANPCONT e CBC que se refiram a Contabilidade Pública. Para tanto, procedeu-se a verificação do percentual de artigos que tratem do assunto; a identificação das áreas temáticas; a classificação em teórica, empírica ou teórico-empírica; a identificação das metodologias, tipos de coletas de dados e a técnica de análise dos dados. Esta pesquisa foi realizada por meio de uma análise bibliométrica dos artigos de Contabilidade Pública publicados nos referidos Congressos, durante o período de 2007 a 2011. Os resultados obtidos revelam que o tema Contabilidade Pública ainda é pouco explorado, num total de 2.032 artigos, 12,16% destes tratavam do assunto. Constatou-se que as áreas temáticas que se destacaram com maior percentual de artigos foram primeiramente a de Gestão de custos no setor governamental, seguida da Controladoria e Contabilidade gerencial, a de Contabilidade para usuários externos, e a de e Custos aplicados ao setor público. O maior percentual dos artigos dos Congressos ANPCONT e USP classificam-se em empíricos, enquanto no CBC são classificados como teóricos. Na análise dos procedimentos metodológicos dos artigos de Contabilidade Pública constatou-se que os mais utilizados são, em ordem decrescente, os que seguem: os bibliográficos, documentais e de estudo de caso. E com relação aos tipos de coletas de dados os mais empregados, na sequencia, são: pesquisa documental, entrevista e questionário. E ainda com relação à forma de técnica de coleta de dados verificou-se que a que obteve maior percentual foi à qualitativa.
Descrição: OLIVEIRA, S. C. M. Análise bibliométrica dos artigos de Contabilidade Pública publicados nos congressos da USP, ANPCONT e CBC. 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Tipo: Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2876
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sheila Cristina Macário Oliveira.pdfSheila Cristina Macário Oliveira543.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.