Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28764
Título: Os impactos da pandemia no ensino de geografia: uma análise na escola cidadã integral técnica Obdúlia Dantas em Catolé do Rocha/Pb
Autor(es): Silva, Ian Marlon Farias e
Palavras-chave: Ensino de geografia
Impactos da pandemia
Aprendizagem
Data do documento: 14-Dez-2022
Resumo: A disciplina de Geografia no ensino básico é de suma importância para o desenvolvimento e formação dos alunos, entretanto, as aulas do ensino básico foram interrompidas no ano de 2020 por causa da pandemia da Covid-19 que afetou todo o mundo. E apenas neste ano vigente de 2022, nas escolas públicas do estado da Paraíba adotou o ensino híbrido. Esta pesquisa tem por objetivo geral: demonstrar os impactos advindos da pandemia da Covid-19 no ensino de Geografia em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Catolé do Rocha/PB. E por objetivos específicos: descrever o ensino de Geografia e a formação docente em tempos de pandemia; identificar as atividades remotas e ensino híbrido em tempos de pandemia no ensino médio na ECIT Obdúlia Dantas; descrever como ocorreram o processo avaliativo e de aprendizagem dos alunos do 2º ano do ensino médio da ECIT Obdúlia Dantas em tempos pandêmicos. Para alcançar tais objetivos traçados, foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Estadual Cidadã Integral Obdúlia Dantas (ECIT), localizada na cidade de Catolé do Rocha/PB. A instituição pertence à rede estadual de ensino e apresenta um ensino técnico integral, apenas ensino médio, com dois cursos profissionalizantes: Marketing e Segurança do Trabalho. Desse modo, a presente pesquisa se caracteriza como pesquisa aplicada, descritiva, qualiquantitativa e bibliográfica. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários aos professores de Geografia e aos estudantes das turmas do 2º ano do ensino médio dos dois cursos técnicos, no período de maio a junho de 2022, de forma presencial. Após a obtenção das respostas, as mesmas foram analisadas e foram confeccionadas tabelas e gráficos no software Excel. Observou-se, no que tange aos professores, que foram utilizados diferentes recursos e estratégias durante as aulas não presenciais, como plataformas digitais (Google Meet, Google Classroom, blog da escola, slides, Whatsapp e Youtube) e ainda atividades impressas. No que diz respeitos aos alunos participantes, estes consideraram que os professores tiveram uma boa didática durante o ensino remoto/híbrido, sendo utilizado as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para a realização das aulas. Os principais desafios enfrentados pelos alunos assim como pelos dos professores foram a falta de motivação, falta de concentração, instabilidade na conexão da internet, facilidade de distração, adaptação ao ensino remoto emergencial, dentre outras. Com relação à aprendizagem, a maioria dos participantes afirmaram terem aprendido durante o ensino remoto, outros alunos disseram não ter aprendido, tendo sua aprendizagem prejudicada. Portanto, a pandemia da covid-19 trouxe diversos impactos para todo a sociedade e principalmente para a educação em todas as etapas do ensino básico e técnico, onde os alunos tiveram sua aprendizagem prejudicada e ensino presencias interrompidos.
Descrição: SILVA, Ian Marlon Farias e. Os impactos da pandemia no ensino de geografia: uma análise na escola cidadã integral técnica Obdúlia Dantas em Catolé do Rocha/Pb. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28764
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ian Marlon Farias e Silva.pdfPDF - Ian Marlon Farias e Silva1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito318.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.