Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28772
Título: Educação nas comunidades quilombolas
Autor(es): Silva, Manoel Francisco Martins da
Palavras-chave: Educação
Quilombolas
Questão racial
Data do documento: 19-Set-2014
Resumo: O objetivo do trabalho é refletir a cerca do quadro atual das condições estruturais das unidades educacionais nas comunidades quilombolas e observar as principais características das atividades relacionadas com a educação. O trabalho teve abordagem qualitativa, com o objetivo de manter um diálogo com a forma de vida dos habitantes das comunidades. Iremos tratar dos conceitos de etnia e da questão racial no Brasil; além de discutir acerca do território da memória e da identidade. É possível determinar uma metodologia que valorize as tradições e características do povo quilombola. A partir das leituras e dos trabalhos de campo realizados, é possível perceber que todo território é constituído por uma complexidade que envolve as formas de resistência para a conquista e permanência na terra.
Descrição: SILVA, Manoel Francisco Martins da. Educação nas comunidades quilombolas. 2014. 37f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28772
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manoel Francisco Martins da Silva.pdfPDF - Manoel Francisco Martins da Silva727.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito5.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.