Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28779
Título: Palma forrageira (Opuntia fícus indica Mill) na alimentação de ruminantes no semiárido brasileiro
Autor(es): Pereira, Flaviano Moura
Palavras-chave: Cactácea
Produção animal
Semiárido
Palma forrageira
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: As regiões semiáridas são caracterizadas pela baixa precipitação que afeta diretamente a disponibilidade de alimentos para a produção animal. O cultivo de espécies forrageiras que melhor adaptam-se a estas condições é essencial para evitar perdas produtivas, sendo a palma forrageira uma alternativa importante de alimentos. A palma forrageira é uma cactácea de origem Mexicana, apresenta boas características morfológicas e fisiológicas adaptadas a região semiárida devido a seu processo fotossintético peculiar que evita a perda excessiva de água pela transpiração durante o dia. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo principal mencionar a importância morfológicas, fisiologias e nutricional da palma forrageira, demostrando a utilização e importância para a alimentação de ruminantes na região semiárida. O método de pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica em bases de dados eletrônicos. Utilizou-se como fonte de levantamento bibliográfico as seguintes bases de dados científicos: SCIELO, LILAC IBICT. Conclui-se, através de pesquisas que a palma forrageira é uma importante fonte de nutrientes na dieta dos ruminantes, pois apresenta características nutricionais adequadas, proporcionando bom resultados de desempenho animal.
Descrição: PEREIRA, Flaviano Moura. Palma forrageira (Opuntia fícus indica Mill) na alimentação de ruminantes no semiárido brasileiro. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Sistemas Produtivos Sustentáveis para o Semiárido. Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28779
Aparece nas coleções:IV - ESPSS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flaviano Moura PereiraPDF - Flaviano Moura Pereira296.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito214.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.