Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28784
Título: Das conferências pan-americanas à Organização dos Estados Americanos: a importância de Simón Bolívar nas relações internacionais da América Latina
Autor(es): Guerra, Rafael Tobias Souza
Palavras-chave: Integração da América Latina
Pan-americanismo
Simón Bolívar
Independência
Data do documento: 6-Mar-2023
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo, analisar, os processos de independência e integração da América Latina, aliado às ações de Bolívar, sob uma perspectiva histórica e das relações internacionais. Para o desenvolvimento do trabalho a abordagem utilizada foi a pesquisa qualitativa, de natureza básica com o intuito de gerar conhecimentos úteis para o avanço do estudo sobre o tema, de forma exploratória, envolvendo um levantamento bibliográfico-documental por meio de livros e artigos científicos, o que permite conhecer melhor o que já se estudou sobre o tema. Os resultados da pesquisa apontam para Bolívar como ator essencial no desenvolvimento de um pensamento pan-americanista na região. Diante disso, conclui-se que, o presente estudo permitiu mostrar que o legado de Simón Bolívar tem um papel fundamental nas relações internacionais da América Latina e na formação da identidade e da cultura latino-americana. O estudo contribui para auxiliar a discussão acadêmica sobre o assunto, fornecendo uma visão geral a partir dos estudos e pesquisas realizadas, permitindo aprofundar conhecimentos sobre o tema e entender a importância da liderança na construção de uma sociedade mais unida e integrada.
Descrição: GUERRA, R. T. S. Das conferências pan-americanas à Organização dos Estados Americanos: a importância de Simón Bolívar nas relações internacionais da América Latina. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28784
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rafael Tobias Souza Guerra395.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito265.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.